NASA New Horizons

A missão New Horizons da NASA está nos ajudando a entender como são os mundos mais distantes do nosso sistema solar. Vamos conhecer melhor o planeta anão “Plutão” e se aventurar mais profundamente no misterioso e distante Cinturão de Kuiper – uma relíquia da formação do sistema solar.

Cinturão de Kuiper é uma região que fica depois de Netuno, entre 30 e 50 unidades astronômicas de distancia

A jornada

A New Horizons foi lançada no dia 19 de janeiro de 2006. Passou por Jupiter em busca de um impulso gravitacional e realizou estudos científicos em fevereiro de 2007. No verão de 2015, depois de 9 anos de viagem, chegou até Plutão e suas luas. Culminando com a abordagem mais próxima de Plutão em 14 de julho de 2015. Como parte de um projeto com uma missão estendida, até a aprovação da Nasa, espera-se que a espaçonave chegue até o Cinturão de Kuiper para examinar outro dos mini-mundos antigos e gelados naquela vasta região, a pelo menos um bilhão de quilômetros além da órbita de Netuno.

Décadas de trabalho em um mix de imagens que revelam como era e como é atualmente as imagens de Plutão

O envio de uma espaçonave nesta longa jornada está nos ajudando a responder perguntas básicas sobre as propriedades da superfície, geologia, interior e atmosfera nesses pequenos corpos.

A National Academy of Sciences classificou a exploração do Cinturão de Kuiper – incluindo Plutão – da mais alta prioridade para a exploração do sistema solar. Geralmente, a New Horizons procura entender onde Plutão e suas luas se encaixam com os outros objetos do sistema solar, como os planetas rochosos internos (Terra, Marte, Vênus e Mercúrio) e os gigantes gasosos externos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).

Plutão e Caronte

 

Plutão e Caronte estão em total sincronia, sempre com a mesma face virada para a outra como se fossem dois bailarinos de mãos dadas

Plutão e sua maior lua, Caronte, pertencem a uma terceira categoria conhecida como “anãs de gelo”. Eles têm superfícies sólidas, mas, ao contrário dos planetas terrestres, uma parte significativa de sua massa é material congelado.

Usando imagens do Telescópio Espacial Hubble, os membros da equipe New Horizons descobriram mais quatro luas em Plutão: Nix, Hydra, Styx e Kerberos.

Um olhar aproximado desses mundos promete contar uma história incrível sobre as origens e a periferia do nosso sistema solar. A New Horizons está explorando – pela primeira vez – como os planetas anões de gelo, como os corpos de Plutão e Cinturão de Kuiper, evoluíram ao longo do tempo.

Clique aqui para acessar a Mission timeline

A equipe

O Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, projetou, construiu e opera a New Horizons gerenciando a missão do NASA’s Science Mission Directorate.

 

Conheça mais a New Horizons e seus instrumentos

Fonte: https://www.nasa.gov/mission_pages/newhorizons/main/index.html

 

Gostou dessa postagem? Envie um feedback para o Coluna Geek. Grande abraço e até a próxima.

contato@colunageek.com.br

www.facebook.com/ColunaGeek

twitter.com/ColunaGeek

www.instagram.com/colunageek

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.