Opportunity e Sua Chegada Magistral

Seria meio deselegante um E.T. chegar em nosso planeta quicando dentro de bolhas gigantes. Consegue imaginar? Fizemos isso em Marte, foi incrível.

 

QUEM FOI O OPPORTUNITY?

Feito pelo JPL, o Opportunity MER-B (Mars Exploration Rovers) foi um rover criado para pousar em Marte, no intuito de analisar aspectos geofísicos principalmente ligados a rochas, minerais, sedimentação, erosão eólica e procurar processos relacionados á água, ou seja, um vasto estudo para saber se um dia, foi possível que existisse um ambiente propicio para vida.

Lançada no dia 07 de julho de 2003 demorou pouco menos de 6 meses para pousar no planeta vermelho.

O rover foi projetado para trabalhar em Marte por 90 dias, mas tem explorado o planeta a pelo menos 15 anos (5.475 dias).

 

CHEGADA EM MARTE

A chegada em Marte não poderia ter sido mais excêntrica. Ela se aproximou da atmosfera marciana, abriu o paraquedas, separou o fundo da capsula, desceu por uma espécie de cabo e foi solta a poucos metros do chão. Mas não pense que foi só isso, porque ela estava inflada com uma espécie de Airbag. A imagem abaixo ilustra bem o quão estranho foi. Ao atingir o solo, ela quicou uma vez por cerca de 12 metros, em seguida, quicou mais 20 vezes até parar totalmente. Depois disso, os airbags desinflaram e se soltaram, deixando a nave pronta para iniciar sua viagem.

 

O vídeo abaixo, é um compilado de imagens reais e criadas no computador. Fica muito mais fácil entender a loucura que foi essa aproximação.

O mais legal de tudo isso é que a NASA é a única agencia espacial que consegue pousar em Marte, portanto, nem que seja quicando, ela chega chegando.

Gostou dessa postagem? Envie um feedback para o Coluna Geek. Grande abraço e até a próxima.

contato@colunageek.com.br

www.facebook.com/ColunaGeek

twitter.com/ColunaGeek

www.instagram.com/colunageek

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.