Como Imaginavam o Futuro a 100 anos atrás

 

Muito se fala sobre o futuro, como será, o que terenos e onde teremos alcançado. Filmes, livros e games nos têm apresentado, desde um futuro distópico, o fim da humanidade ou a evolução da raça humana.

A nanotecnologia, viagens espaciais, exploração interplanetárias, hologramas e, é claro, nosso tão desejado teletransporte, são as tendências do momento. Mas, já pararam pra pensar que o nosso presente já foi o futuro de pessoas que viveram no passado?

Sim, desde que temos relato históricos, como a literatura, desenhos e filmagens da época nos mostram como a sociedade pensava que seria os anos 2000. O vídeo a seguir foi produzido no início dos anos 1900 e tenta retratar as ideias para o próximo século.

 


Nas décadas de 1890 e 1900, o ilustrador francês Jean-Marc Cotê e outros artistas imaginaram como seria a sociedade 100 anos no futuro. Separamos, das 33 ilustrações, algumas que mostram a mente criativa que foi nosso artista:

Empregada robô, ao clássico estilo The Jacksons, dividem os afazeres com humanos.

 

Táxi aereo, onde vemos helices e asas juntas, fazendo a mesma função: manter algo absurdamente pesado no ar. Nesta época , isso era fantasioso e lúdico.

 

No barbearia, cortes são feitos por máquinas como nos flashbacks de Follout.

 

Educação ou lavagem cerebral? Assim de pensava sobre o futuro da educação de nossas crianças, me pego tentando imaginar como seria a aula de educação sexual.

 

Apenas lembrando que nos olhos da cultura pop, já estamos vivendo, ou até mesmo já passamos pelo futuro de alguns filmes. Como por exemplo Laranja Mecânica, que se passa em 1995, ou 2001 que carrega no nome do ano apresentado. Alex Murphy, foi brutalmente assassinado em 2015, ele virou nosso Robocop. Blade Runner imaginou uma 2019 bem diferente do que estamos esperando no ano que vem.

 

As três conchas que Stalone não soube usar em O Demolidor estão nos esperando em 2032. O “V”, de V de Vingança irá comemorar seu 5 de novembro daqui 20 anos e Tom Cruise desvendará assassinatos antes mesmo deles ocorrerem em 2047. E voces que ainda tem medo do Alien, calma, falta ainda mais de um século para ele começar a atrapalhar as transas no espaço.

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria