A Forma da Água é Realmente Tudo Isso?

Não são uma, nem duas. Estamos falando de um filme que recebeu TREZE indicações ao Oscar 2018. A Forma da Água, de Guilhermo del Toro, é o grande favorito deste ano, até porque foi a grande atração no Globo de Ouro, ganhando duas, das sete estatuetas indicadas, a de melhor filme e melhor trilha sonora.

Guilhermo traz sua obra para o Prêmio BAFTA também, concorrendo dez, das vinte categorias. Veremos no próximo dia 18/02 se a maré continuará a favor e levará o filme ao patamar dos maiores vencedores do Oscar Britânico.

 

Guilhermo del Toro sempre me impressionou com seus monstros, desde o mais cheio de fábulas em Labirinto do Fauno, passando pelos heróis em quadrinhos com os dois Hellboy e Blade 2, pelos fantasmas de A Colina Escarlate e chegando finalmente aos Kaijus de O Círculo de Fogo. Em A Forma da Água, o diretor e produtor traz uma criatura marítima presa e torturada em um centro de estudos do exército americano, em plena corrida espacial. O intuito é a morte e dissecação para estudos da criatura e durante esse processo, Eliza Esposito (Sally Hawkins) se encanta pela criatura, encontrando um ponto em comum entre eles, pois o monstro não olha com indiferença para a zeladora, mesmo ela sendo muda, assim como ela não encontra nada de diferente nele, pois o vê apenas como um ser vivente, isso acaba sendo um gancho fantástico para a discriminação racial, social e de gêneros, que acontecia muito naquela época e que, infelizmente, não mudou quase nada nos dias de hoje.

 

O filme tem um roteiro incrível, uma qualidade artística quase que incomparável, atuações e falas excelentes, levando a responsabilidade de carregar a nota máxima do Coluna Geek. 5 MotherFuckers para A Forma da Água.

E sobre minhas apostas, talvez seja muito cedo para dizer se o filme será o grande vencedor da noite, a ponta da caneta está voltada a escrever o nome do filme nos espaços de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Figurino.

 

DOUG JONES

Uma curiosidade é sobre o ator que interpreta o Anfíbio, Doug Jones, que recebeu o mesmo papel em Hellboy, interpretando a criatura Abe Sapiens, nos dois filmes da franquia. Em A Forma da Água, é dito que a criatura foi encontrada na América do Sul e que os índios locais, entregavam oferendas nas margens das lagoas e que o venerava como um deus, poderia ser a origem de Abe, já que temos as mesma características quando ele é apresentado ao agente John Myers, no filme de 2004. Mas não, Guilhermo se inspirou no Monstro da Lagoa Negra e quis apenas aproveitar Doug com sua experiência no papel e excelente atuação com fantasia e maquiagem, até porque o ator é quase que fundamental nos filmes de Toro, interpretando até mais do que apenas um papel em seus filmes, além de sempre vestir o figurino de zumbi, vampiro, alienígenas, criaturas misticas e monstros arrepiantes em outras produções.

Doug Jones e seus grandes personagens no cinema, Abe Sapiens, Anjo da Morte, um ajudante do Rei Balor, todos de Hellboy. O Fauno e o Homem Pálido do Labirinto e o Surfista Prateado do segundo filme do Quarteto Fantástico

 

Mas a pergunta ainda continua, A Forma da Água é realmente tudo isso?

Ele é sim um excelente filme, mas fico me questionando sobre as indicações, pois é o terceiro ano consecutivo que temos filmes abrangendo quase todos os campos do Oscar, deixado de lado as Animações, Curtas e Documentários. La La Land, O Regresso e Mad Max estavam concorrendo a 14, 12 e 10 estatuetas, consecutivamente. Nos últimos 10 anos, 11 filmes tiveram mais do que 10 indicações. Me pergunto se isso é bom, por estarmos fazendo obras que trabalham com excelência todos os campos técnicos do cinema, ou se é ruim, por não termos trabalhos competitivos, deixando assim um “grande favorito” com maior probabilidades de aproveitamento.

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Um violão, um café, um papel e uma caneta me descrevem. Mas quem eu amo pode sempre dizer mais de mim Do que eu mesmo

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.