O Iluminado – Seu Verdadeiro Final e a Continuação

Em 1977, Stephen King lança O Iluminado e com ele um dos seus personagens mais icônicos. Jack, Danny ou Wendy? Não. Além deles, King deu origem ao Hotel Overlook.

 

Já foi dito em outra matéria que o hotel é o personagem principal e você pode lê-la aqui, mas lá eu deixei nossos leitores livres de qualquer spoiler. Aqui eu vou te fazer entender ainda mais sobre a importância do hotel no conto, sobre o final correto que se passa no livro e a continuação da história, em Doutor Sono.

O Hotel é uma entidade em que se alimenta de iluminados, pessoas com poderes como telecinese, telepatia ou outros que envolvam a mente que não me recordo agora pois, definitivamente, a mente não é o meu forte. Geralmente este poder é mais forte na infância das pessoas, e ninguém mais poderoso ainda foi apresentado dentro deste universo do que o filho de Jack, Danny  Torrance.

Danny era um prato cheio para o hotel, mas o poder do garoto era tão grande que o Overlook não conseguiu dominá-lo e nisso, ele se ocupou em dominar a mente do pai.

Imagem relacionada

O fim do livro é bem diferente do filme e têm uma importância maior, quando levamos em consideração que dependemos deste final para a continuação, lançada em 2002.

No fim de O Iluminado, quando Jack está atrás de matar sua família, chegando bem perto de seu objetivo, ele lembra dá manutenção constante que deveria fazer na fornalha do hotel, e por isso (no livro) o local acaba explodindo, Jack acaba chegando bem perto de evitar o acidente, mas morre junto.

Em Doutor Sono, Danny (agora Daniel) tenta fugir de sua infância macabra, de sua dependência alcoólica e química e tenta ser uma pessoa melhor. Encontra um asilo onde pode trabalhar de zelador (ironia do destino) e, pelo seu dom com o além, acaba ajudando os velhinhos a fazer a “passagem”, com o tempo ele acaba recebendo o apelido que dá nome ao livro.

Resultado de imagem para doutor sono
Na capa, o nome escrito com vapor, a fumaça que exala dos Iluminados no instante de sua morte e que serve de alimento ao Verdadeiro Nó. Ao fundo, Rose Cartola, líder do clã em sua plena satisfação.

 

Do outro lado da nossa linha narrativa, temos um clã de nômades centenários, ou até mesmo milenares, que também se alimentam de Iluminados, temos a explicação do porque disso no livro, mas não vem ao caso. Eles também têm alguns poderes, como os dos Iluminados, eles podem rastrear seu alimentos ou manipular mentalmente as pessoas normais, por exemplo. E o Overlook era, na verdade, um local de encontro dos integrantes do Verdadeiro Nó, isso explica sobre a entidade que pairava sobre o hotel, poderia até ser um poder manifestado por um dos integrantes. Até mesmo o nome do local pode ser sugestivo. Já que na tradução livre, Overlook pode ser “passar despercebido” ou “não prestar atenção”.

Em Doutor Sono, temos Dick Hallohann  novamente, ensinando ainda mais coisas sobre o poder da iluminação, temos Wendy e sua depressão em consequências ao fatos ocorridos no livro anterior, temos o fantasma de Jack Torrance em sua melhor forma. E por fim, temos Overlook, atormentando a fase adulta de nosso herói.

Para quem ama o filme, não muito citado aqui, pode visitar o Hotel que serviu de cenário, no Colorado. O Timberline Lodge.

Resultado de imagem para overlook hotel

É isso, se você gostou e pretende visitar o local, mande fotos para nos, por email ou pelas redes sociais.

contato@colunageek.com.br

www.facebook.com/ColunaGeek

twitter.com/ColunaGeek

www.instagram.com/colunageek

 

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria