Titan a maior lua de Saturno

A maior lua de Saturno, Titan, é um mundo extraordinário e excepcional. Entre as mais de 150 luas conhecidas do nosso sistema solar, Titan é a única com uma atmosfera substancial. E de todos os lugares no sistema solar, Titan é o único lugar além da Terra conhecido por ter líquidos na forma de rios, lagos e mares em sua superfície.

Medição de comprimento de luz feita pela sonda Cassini

Titan é maior que o planeta Mercúrio e é a segunda maior lua do nosso sistema solar. A lua de Júpiter, Ganimedes, é apenas um pouco maior (cerca de 2%). A atmosfera de Titan é feita principalmente de nitrogênio, como a da Terra, mas com uma pressão superficial 50% maior. Titan possui nuvens, chuva, rios, lagos e mares de hidrocarbonetos líquidos como metano e etano. Os maiores mares têm centenas de metros de profundidade e centenas de quilômetros de largura. Sob a grossa crosta de água do Titan, o gelo é mais líquido – um oceano principalmente de água, em vez de metano. A água do subsolo de Titan poderia ser um lugar para abrigar vida como a conhecemos, enquanto seus lagos superficiais e mares de hidrocarbonetos líquidos poderiam abrigar vida que usa química diferente da que estamos acostumados – isto é, a vida como ainda não conhecemos. Porém, Titan também poderia ser um mundo sem vida.

Vídeo da NASA/JPL mostrando os lagos de Titan

 

Por mais exótico que Titan possa parecer, de certa forma, é um dos mundos mais hospitaleiros do sistema solar. A atmosfera de nitrogênio de Titan é tão densa que um humano não precisaria de um traje de pressão para andar na superfície. Ele precisaria, no entanto, de uma máscara de oxigênio e proteção contra o frio – as temperaturas na superfície de Titan estão em torno de 290 graus Fahrenheit (- 179 graus Celsius).

Imagens da sonda Huygens da Agência Espacial Europeia (ESA) mostrando todos os pontos cardeais da superfície de Titan

A densa atmosfera de Titan, bem como a gravidade equivalente à Lua da Terra, significa que uma gota de chuva caindo no céu de Titan cairia mais lentamente do que na Terra. Enquanto a chuva na Terra cai a cerca de 20 milhas por hora (9,2 metros por segundo), os cientistas calcularam que a chuva em Titan cai a cerca de 3,5 milhas por hora (1,6 metros por segundo), ou cerca de seis vezes mais lento que a chuva da Terra. As gotas de chuva de Titan também podem ser bem grandes. O diâmetro máximo dos pingos de chuva na Terra é de cerca de 6,5 milímetros, enquanto os pingos de chuva no Titan podem atingir diâmetros de 9,5 milímetros.

Curiosidades sobre Titan

1. A maior lua de Saturno, Titan, é a segunda maior lua do sistema solar. É maior que o planeta Mercúrio.

Comparação de Titan e a Terra

2. Titan orbita Saturno, que orbita o Sol a uma distância de aproximadamente 886 milhões de milhas (1,4 bilhão de quilômetros), cerca de 10 vezes mais distante do Sol do que a órbita da Terra.

3. O mesmo lado de Titan sempre de frente para Saturno, então Titan leva 16 dias para orbitar Saturno e fazer uma translação.

4. Titan é uma lua gelada com uma superfície de gelo de água dura como rocha, mas Titan também tem um oceano de água líquida abaixo de sua superfície.

5. Titan é a única lua no sistema solar conhecida por ter uma atmosfera substancial, que é principalmente nitrogênio como a da Terra.

Atmosfera de Titan

6. Três espaçonaves – Pioneer 11 e Voyagers 1 e 2 – estudaram Titan enquanto voavam por Saturno. Mas a sonda Cassini voou perto de Titan 127 vezes enquanto estava em órbita de Saturno por 13 anos.

7. O oceano subterrâneo de Titan pode ser um lugar onde a vida como a conhecemos poderia existir.

8. O ar de Titan é denso o suficiente para que você possa andar por aí sem um traje espacial. Mas você precisaria de uma máscara de oxigênio e proteção contra o frio intenso.

Referência: https://solarsystem.nasa.gov/moons/saturn-moons/titan/overview/

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.