Vingadores: Guerra Infinita

Fala Geeks!

26 de abril de 2018 foi lançado nos cinemas o filme mais esperado do ano, Vingadores: Guerra Infinita, trazendo em seu nome um dos arcos que já rendeu mais do que apenas a venda de quadrinhos, mas o reconhecimento do Titã Louco, jogos de arcade e consoles, e sobre tudo isso eu venho comentar minhas impressões e apostas para o futuro da Marvel, mas primeiro, deixo aqui o trailer do filme.

 

Homem de Ferro, Thor, Hulk e os Vingadores se unem para combater seu inimigo mais poderoso, o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, Thanos planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a realidade, esta é a sinopse conhecida pelo público antes de sermos apresentados ao filme. Para você que ainda não viu este maravilhoso filme que é um divisor de águas, sugiro que pare neste exato momento, pois após a imagem abaixo, irei comentar de cabo a rabo sobre o filme com todos os spoilers possíveis, então, continue por sua conta e risco!

 

 

 

Primeiramente, assim que eu saí da sessão fiquei perplexo, e o único sentimento mesmo tendo visto cenas épicas, foi o sentimento de tristeza, mas não pelo filme, e sim pelo universo que tenho acompanhado desde que conhecemos o Homem de Ferro em 2008, um sentimento de vazio de muitas coisas terem sido em vão. Garanto que esse sentimento preencheu diversas pessoas que assim como eu viveram e acompanharam o MCU, mas, após esta revelação, vamos aos comentários dos acontecimentos do filme.

O filme se inicia mostrando o ataque de Thanos a nave onde Thor está com boa parte dos asgardianos, junto a ele estão Heimdall, Hulk e Loki. Caso tenha um boa memória, é a nave que intercepta eles após fugirem do Ragnarok. Possivelmente Thanos estava indo até Asgard pegar o Tesseract, eles devem ter uma forma de rastrear as joias do infinito, mas deve ter uma limitação alcance, devido a isto, sabiam que deveriam interceptar a nave e que a joia estava a bordo. Após derrotar facilmente todos, afinal, ele já está com a joia do Poder, o famoso Orb que foi apresentado em Guardiões da Galáxia, e assim, temos as primeiras baixas do filme, ambas pelas mãos de Thanos. Após Hulk sofrer uma tremenda surra, Heimdall o envia para a Terra e devido a isto, Thanos o mata, assim como faz com Loki após ele entregar a joia do Espaço e então tentar matar o mesmo. Algo que me chamou a atenção foi que ambos morreram pela mão de Thanos, nenhum pelos seus ‘filhos’.

Na Terra, temos uma cena que é recriada diretamente dos quadrinhos, onde Hulk cai dos céus dentro do Sanctum Sanctorum e avisa ao Doutor Estranho: “Thanos está vindo!” Nos quadrinhos, quem cai e avisa de Thanos é o Surfista Prateado:

 

Resultado de imagem para thanos is coming

 

Algo que percebi é a maturidade do Doutor Estranho, o mesmo tem uma forma de se portar muito diferente do que vimos no seu filme de introdução, sendo o mesmo temperamento ao qual fomos apresentados no ultimo filme do Thor, em conversa com o Peregrino definimos que este seria o seu avanço nos estudos e a sua percepção da importância como protetor da realidade como conhecemos. Strange então vai atrás de Tony Stark, definido pelo Capitão América no decorrer do filme como o maior protetor da Terra. Após Tony ter as explicações sobre as Joias, temos o primeiro ataque de Thanos, o qual enviou os denominados “filhos de Thanos” para pegar as duas joias que estão na Terra. Durante esta batalha que travam pega joia do Tempo (protegida pelo Dr. Estranho) temos ciência do medo que Hulk tem para sair após a luta que perdeu para Thanos, e então, no resto do filme temos apenas Bruce Banner. Fauce, um dos filhos de Thanos foge com o Dr. Estranho desacordado, porém, Tony Stark vai atrás dele, assim como o Homem Aranha que estava em uma excursão com sua escola. Ainda na Terra, temos o segundo ataque, este sendo investido contra Visão e a Feiticeira Escarlate, onde Visão é debilitado devido um golpe que atravessa o mesmo, porém, são salvos pelos “Vingadores Foragidos”.

Do outro lado da Galáxia temos uma das cenas mais engraçadas do filme, onde os Guardiões resgatam Thor. O mesmo informa a eles o que ocorreu e se dividem, uns vão até Luganenhum para tentar matar Thanos antes que ele pegue a joia da Realidade (Aether de Thor: Mundo Sombrio) que está com o Colecionador, e outros para Nidavellir, onde Thor deseja conseguir um novo martelo, já que o seu foi destruído por Hela. Após os acontecimentos, Thanos não só já havia conseguido a joia da Realidade como acaba raptando Gamora, no outro grupo, Thor consegue um novo martelo, que foi pensado para ser a maior arma de Asgard, o famoso Rompe-Tormentas ou em inglês, Storm-breaker. Para quem está ligado nos quadrinhos, este é o mesmo martelo que é empunhado pelo Bill Raio Beta, porém este dos cinemas pode também conjurar a Bifrost (achei meio Deus Ex-Machina para que Thor chegue rápido na luta que já iniciou na Terra neste ponto do filme).

Na nave, onde Fauce fugiu com o Dr Estranho, o Homem de Ferro e o Homem-Aranha derrotam o mesmo fazendo um buraco na nave e o jogando para fora no maior estilo Alien. Aqui temos Dr. Estranho informando que se ele tiver que escolher entre a vida de Peter, Tony ou a joia, ele irá escolher a joia. Após um pouso difícil em Titã, planeta natal de Thanos, eles se juntam aos Guardiões que sobraram (Mantis, Drax e Quill) após um certo desentendimento. Neste momento, tentam criar um plano para derrotar Thanos quando ele chegar, e aqui temos um ponto chave não só do filme, como do futuro do MCU, Dr. Estranho analisa mais de 14 milhões de possíveis futuros e em apenas um eles conseguem vencer, este é a frase dele. Thanos consegue com Gamora a joia da Alma, onde tivemos uma aparição do Caveira Vermelha, o qual foi banido e amaldiçoado pelo Tesseract a guardar a joia. Como a mesma exigia um sacrifício, ou seja, uma alma por outra alma, Thanos tem que sacrificar aquilo que ele mais ama, a própria Gamora, e assim, temos outra morte pela mãos do Titã e a assim ele consegue a quarta joia.

Em sua chegada em Titã, o plano deles quase é completo com perfeição, porém, Peter Quill tem um surto de raiva ao saber da morte de Gamora, e joga o plano no ralo. Thanos vence. Quando ele vai matar Stark, Strange o interrompe, informando que lhe entregará a joia se ele não matar Tony. Ele aceita, poupa Tony Stark e vai para a Terra pegar a sexta joia que falta.

Na Terra, após falharem em retirar a joia da cabeça de Visão, veem a chegada de Thanos. Neste momento, ele vai derrotando um a um dos que chegam perto dele, Viúva Negra, Falcão, Máquina de Guerra, Pantera Negra, Bruce Banner dentro da Hulkbuster, Soldado Invernal e por fim, Capitão América. Vendo que não terão como vencer, a Feiticeira então destrói a joia da Mente, porém, com a joia do Tempo, Thanos volta a joia como era antes e a retira da cabeça do Visão, desta forma, o matando. Neste momento, temos a maior esperança de todas, Thor atira seu novo martelo/machado contra Thanos, o qual ele bloqueia o ataque de Thanos e é fincado no peito do mesmo. Porém, com um estalar de dedos, Thanos então cumpre a sua missão, mesmo debilitado. Ele some então em um portal aberto pela joia do Espaço. Após isto, as pessoas começam a sumir, virando cinzas. Falcão, Feiticeira Escarlate, Pantera Negra, Soldado Invernal, Drax, Mantis, Peter Quill, Dr. Estranho e Homem-Aranha viram cinzas. O pior sendo o Homem-Aranha, o qual some nos braços de Tony Stark, pedindo desculpas a ele. Thanos então, sorri ao ver o pôr do Sol de algum planeta. Fim.

Um dos pontos mais estranhos durante o filme, Dr. Estranho se mostra totalmente firme com a ideia de que não abrirá mão da joia, porém, ao ver que Thanos iria matar Tony Stark, ele faz a barganha entre a vida de Tony e a joia. O que mudou neste meio tempo? Eles não ficaram mais amigos. Então, temos as frases que o Estranho diz. Tony pergunta o motivo dele ter feito isso, ele então responde que estão no ponto final do jogo. Outra frase é a que ele fala antes de desaparecer em cinzas, “Tinha que ser assim”. Muitos devem ter pensado sobre o Dr. Estranho se importar mais com os “amigos” que a joia o qual ele jurou proteger, e ele mesmo deixou no inicio do filme que este era um juramento que ele não tinha como quebrar, porém, eu acho que isto ainda faz parte do plano dele e do futuro o qual ele observou que eles vencem. Essa vitória pode não ser ainda ali com o Thanos, mas sim, no futuro, e nesta visão, ele viu que Tony Stark é a chave pra essa vitória, então, ele não poderia deixar com que ele morresse ali. Sempre tenha em mente que ele já viu o futuro e sabia o que aconteceria ali.

E então? Como esta vitória pode vir? O que aconteceu com os heróis? Calma, que eu tenho meus pensamentos.

Primeiro, eu acho que, diferente do que está sendo especulado por diversas pessoas, os heróis realmente deixaram de existir, Thanos teve seu plano concreto e matou metade do universo. Não creio que eles foram para a joia da Alma, afinal, Gamora está na joia da Alma, e seu corpo continuou intacto, os demais, foram misericordiosamente retirados da existência.  Como a vitória pode vir? Vamos ao que sabemos sobre os próximos filmes. Temos Homem-Formiga & A Vespa, Capitã Marvel e então, em maio de 2019 o Vingadores sem título. Homem-Formiga & A Vespa creio que será antes dos acontecimentos de Vingadores, e talvez explicará um pouco mais sobre o Universo Quântico, ao qual o Scott já visitou, e então, mostrar que ele consegue realizar viagens temporais devido a isto. Talvez no pós-créditos tenhamos alguma coisa enigmática ou até o acontecimento das pessoas sumirem, mais como um motivador para entrarem na batalha que se iniciará. Capitã Marvel acho que é o mais promissor para a resolução e a volta de todos os heróis que conhecemos. Ela tem o poder de viajar entre as realidades e no tempo sem que se canse. Devido a isto, ela pode ser a heroína que irá resolver o problema, mas não sem a ajuda do ponto chave, Tony Stark. Já sabemos que Vingadores: Guerra Infinita e o próximo Vingadores foram gravados juntos, de uma vez só, estilo O Senhor dos Anéis, e acho que devido a isto, não foi revelado o seu subtítulo, afinal, ele entregará tudo o que irá ser abordado.

 

Resultado de imagem para imagens de set de gravação vingadores

A imagem acima mostra um pouco sobre esta viagem temporal. Temos Tony Stark bem mais velho do que temos no Vingadores, e ele está na batalha de Nova Iorque, exato momento da primeira investida de Thanos contra a Terra. Claro, não apenas ele mais velho, mas o Homem-Formiga também da indícios, afinal, ele não estava na batalha também. Creio que Tony irá realizar um plano e viajar entre pontos chave para avisar e treinar os heróis para a batalha contra Thanos. O melhor momento seria exatamente na batalha de Nova Iorque, onde temos um portal para onde está o exercito Chitauri, e Thanos em sua cadeira flutuante. Que melhor momento de atacar do que quando ele não possui a manopla nem todas as joias?

Imagem relacionada

Nesta outra imagem temos Tony usando uma roupa da S.H.I.E.L.D., o qual, após o desaparecimento da Maria Hill e do Nick Fury na cena pós-créditos, Tony deve ter reativado a mesma e se tornado diretor. O motivo? Ainda não tenho nada em mente.

Resultado de imagem para set infinity war

Acima temos uma cena também das gravações, e temos novamente o Mjolnir. Acho que teremos pulos entre diversos filmes da Marvel neste próximo Vingadores, além do primeiro Vingadores, podemos ter também novas imagens em Thor: Mundo Sombrio.

Mesmo não tendo nas imagens a Capitã Marvel, ainda tenho fé que ela tem uma grande influencia das viagens, e talvez, ela os envie ao passado e não viaje com eles devido alguma limitação ou então ameaça. A mesma pode até se recusar a ir, mas concordar em enviar eles. Temos então talvez a resolução para a mudança da batalha contra Thanos, ou até uma forma de evitar que ela aconteça. Uma outra coisa que estive pensando, é que, Tony ficou sozinho em Titã junto com a Nebulosa, além de minhas dúvidas de como eles irão interagir um com o outro, sei que podem sair do planeta pela nave dos Guardiões, ou o Thor achar uma forma de o encontrar e o trazer pela Bifrost, porém, sabia que nos quadrinhos Nebulosa toma a manopla de Thanos e volta tudo como era antes do mesmo conseguir o poder? Porém, podemos ter apenas ela retirando a manopla dele em algum momento para deleite dos fãs.

Resultado de imagem para nebulosa com manopla

Antes de finalizar o post, gostaria de comentar também sobre o filme da Capitã Marvel e deixar uma aposta sobre a próxima fase da Marvel, a qual já foi informada pelos diretores que Vingadores 4 encerra todos os 21 filmes e então temos a próxima fase. Capitã Marvel acontecerá nos anos 90, e além de contar sobre a origem da heroína, teremos Nick Fury com os dois olhos intactos. Sabemos, devido o pós-creditos de Vingadores que ele tem uma forma de contactar a Capitã Marvel, então, um relacionamento bom há entre eles. E se, a iniciativa Vingadores não foi pensada após a chegada de Thor? Se desde os anos 90 Nick Fury tem procurado seres poderosos para proteger uma guerra que ainda não foi iniciada? Nick Fury tem muitos problemas em confiar em alguém, devido a isto, ele faz a separação de seus planos entre seus subordinados, nunca ninguem sabe o plano completo, apenas ele, como ele mesmo diz, a última vez que ele confiou em alguém, ele perdeu o olho. O que faz essa desconfiança? Se essa desconfiança vier devido a ele não saber com quem está conversando e confiando de verdade? E se, o filme da Capitã Marvel, além de apresentar ela, também apresente os próximos inimigos que há décadas estão na Terra fazendo uma “Invasão Secreta”? Deixo isto com vocês.

Resultado de imagem para invasão secreta

Quais outras teorias tem sobre a volta do quadro completo dos heróis da Marvel?

PS: Vocês prestaram atenção que quem ficou vivo dos heróis são exatamente os heróis do primeiro Vingadores de 2012? (Não to contando com o Nick)

Resultado de imagem para Avengers

 

 

Jonathan

1º Editor do PodGeekCast, ouço rap, leio Naruto, Dmc foi um ótimo game, Constantine não deveria ter sido cancelada, e tenho 5 reais para comprar alimento. Sim, eu sou o Batman.