Quem é o maior filme de todos os tempos?

E finalmente, depois de quase três meses de determinação e perseverança, Vingadores Ultimato ganha o título de maior filme em bilheteria de todos os tempos. James Cameron, dono do segundo e terceiro lugar, com Avatar e Titanic sucessivamente, parabeniza a produtora pelo seu feito.

Eu vejo você Marvel – Parabéns a Vingadores Ultimato, por se tornar o novo rei de bilheteria”. Referência a um proverbio dos Na’vis, povo de Pandora em Avatar, onde mostram respeito e reverencia.

 

A luta foi incessante durante anos e fez a Marvel conquistar 5 das 10 maiores bilheterias da história do cinema:

  • Pantera Negra (2018) em 10º;
  • Vingadores: Era de Ultron (2015) em 9º;
  • Os Vingadores (2012) em 7º;
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018) em 5º;
  • Vingadores: Ultimato (2019) em 1º.

 

A resposta dos Irmãos Russos foi humilde e emocionante:

“Para @JimCameron – Em primeiro lugar, você é uma razão monumental por sermos apaixonados por filmes. Obrigado por sempre nos inspirar e abrir nossos olhos aos mundos que são possíveis. Não podemos esperar par ver onde você irá nos levar a seguir…” Na ilustração, os irmão assistindo obras de James Cameron, com a mais sincera frase para expressar euforia, admiração e alegria: “Puta Merda!!”


 

São diversas as coisas que passam na minha cabeça quando penso sobre um filme e sua grandiosidade. Uma delas é “Isso está sendo contado por receita monetária ou número de espectadores?” e a resposta é (assim como para 90% para as perguntas da vida) o dinheiro, óbvio!

Avengers: End Game ultrapassou neste fim de semana os US$ 2.789 BILHÕES de Avatar, com um prazo bem extenso, relançamento com 5 míseros minutos a mais (que tiveram a coragem de chamar de “Cenas Extras”) e com ingressos que chegam a custar o dobro do que era a dez anos atrás, ano do lançamento de Avatar.

 

Para mim, o que realmente é impactante e pode sim ser o maior filme de todos os tempos, não é nem o revolucionário e inovador 3D dos Na’vi e o mundo de Pandora, mas sim o navio que nem Deus afundaria e o amor que morreu de frio e egoísmo. Titanic pode ter trazido mais pessoas ao cinema do que Avatar e Vingadores juntos, pois naquela época os ingressos poderiam chegar a 10% do que é cobrado hoje (Eu já cheguei a pagar R$ 3,00 no saudoso Cine Plaza) e multidões iam assistir sem se preocupar com cadeiras marcadas ou espaço nos corredores. Eu mesmo assisti Titanic duas vezes, uma sentada no colo de minha mãe, com ela lendo as legendas no meu ouvido, e outra sentado na escadaria do cinema. Sem falar que, em muitos cinemas, eram cobrados apenas a entrada ao estabelecimento, você poderia assistir quantos filmes quisesse, era só esperar uns minutos no banheiro ou na lojinha de bombonieres (não estou dizendo que isso era permitido, apenas que dava pra ser feito com um mínimo de destreza). Também estamos falando de quase duas vezes mais o número de cadeiras nas salas, comparando uma média de 360 dos cinemas atuais com 700, das grandes salas de cinemas que chegavam a ter dois andares. 

Imagem relacionada
Porra, Rose. Você matou o Jack!

Titanic mostrou o quão grande poderia ser um filme, desde seus cenários, custo de produção, número de figurantes e litros de água só para simular o navio em meio ao Atlântico Norte. Computação gráfica não era muito convincente e, por isso, efeitos práticos eram motivos de horas de trabalho do Diretor e sua equipe de produção, não foi fácil simular a tragédia que ocorreu a mais de um século, mas ninguém falou para James Cameron que era impossível, ele só foi lá e fez, esse é o motivo de tanta gente ter ido ao cinema deixando o filme na história como o maior de todos os tempo por mais de dez anos e, ainda por cima, sendo ultrapassado por Avatar, também roteirizado e dirigido por ele. James Cameron superou o próprio feito e ficou por mais uma década no topo. 

 

A Marvel têm minhas palmas e parabenizações, mas nunca terá todo o respeito que tenho pelo tamanho que foi, e ainda é, o Titanic. 

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria