Porque eu continuei assistindo Elite?
Hello Geeks!
Antes de eu falar sobre o como e o porque eu consegui assistir Elite até o final, a minha pergunta é: Você tentou? Conseguiu? Se você conseguiu e gostou, talvez você se ofenda um pouco, ou não, afinal não é só porque uma série é terrivelmente ruim que eu não possa ter gostado.
A maior analogia que eu posso fazer com a série espanhola da mamãe Netflix, é compará-la com um milkshake, onde o sorveteiro mistura ingredientes da melhor qualidade mas coloca tanta coisa e com proporções tão erradas, que sai uma mistura muito louca, no final ele até enche com mil confeitos que fazem o milkshake parecer maravilhoso, mas quando você experimenta, sente cada coisa que tem ali e só chega até o final porque já está pago mesmo.
Elite é a produção original mais maluca que eu já vi, chega até a ser cômica a forma como cada referência é clara. Você pode chamar de How to Get Away With Murder para adolescentes, ou Rebelde para adultos (inclusive se você não souber o que é uma série espanhola, pelo idioma você só consegue imaginar que é realmente uma novela mexicana).
Basicamente, a premissa desse espetáculo é: Três amigos que entram como bolsistas em uma escola de elite onde existem pessoas soberbas com diversos dramas familiares (como em Rebelde) E enquanto lidam com seus dramas pessoais, um crime acontece na escola. A narrativa é contada em meio a intensos flashforwards onde está rolando uma mega investigação para encontrar o assassino e, conforme a série vai passando, vamos chegando mais perto do crime e de suas motivações (como em How To Get Away With Murder). MAS NÃO ACABA AI, como a queridíssima Netflix ama uma representatividade, ela ainda inclui uma série de debates como: triângulo amoro, drogas, preconceito religioso, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamentos proibidos, e por ai vai…
A fórmula secreta para uma desgraça, não é mesmo? A série é péssima, tudo parece tão forçado e óbvio que chega a ser engraçado de ver, é como se você começasse a assistir com um checklist de dramas de novela mexicana a cumprir:
- ESNOBAR OS MAIS POBRES: CHECK
- MANIPULAÇÃO: CHECK
- RELACIONAMENTO PROIBIDO PELOS PAIS: CHECK
- RELACIONAMENTO PROIBIDO PELA RELIGIÃO: CHECK, CHECK
- RELACIONAMENTO PROIBIDO PELOS “PADRÕES MORAIS”: CHECK
Toda a história amarrada com um mistério final que boa parte do tempo fica em segundo plano: quem morreu, quem matou, quando e por que? Esse mistério é suficiente para segurar a audiência por oito episódios? Não. Mas se você estiver ocupado demais conferindo se o seu checklist está completo, você pode ficar até chocado quando a série chega ao seu final. Minha recomendação: assistam! É a típica série que fica boa de tão ruim.
E aproveitem para ir se aquecendo, porque a segunda temporada foi anunciada para SETEMBRO!