Original Netflix Ultraman – Vale a nostalgia?

Ultraman foi sucesso absoluto nas televisões desde os anos 60, mas quem acompanhou nessa época, será que se interessa em assistir a nova animação da Netflix? E quem não viveu esse tempo, vai ter o mesmo sentimento?

Resultado de imagem para ultraman
Comparação da nova para a primeira roupa do Gigante de Luz, bem mais agressiva e obscura.

Há 10 anos atrás, trabalhava com um tio meu e, apesar do trabalho árduo que tínhamos das 8:00h às 18:00h, conversávamos frequentemente sobre nossos gostos em comum, Música e cinema.

Se tem uma coisa que temos realmente gostamos, é a paixão por aquelas cenas de batalhas com personagens gigantes sob prédios sendo destruídos. Mas a referência dele para o tema era bem diferente da minha e então, foi me apresentado o Ultraman, o Gigante de Luz.

Como fã dos Power Rangers desde a época da primeira formação (aliás, a Kimberly era minha namorada), tive um choque ao conhecer mais de perto as séries de Super Sentai, claro que conhecia alguns, como Jaspion, Jiraya e Black Kamen Rider, mas conversar com alguém que assistia e que era viciado nessas séries é outra coisa. Inclusive, foi nessa época que descobri que Power Ranger era regravado em cima de uma dessas séries, chamada Fivemans, as cenas de batalha eram quase todas usadas da versão japonesa para economizar no orçamento.

Os animes dos anos 90’s são uma obra de arte na minha opinião, todos sem exceção, desde Evangelium, Sailor Moon, Gundam, Shurato, até os eternos e intocáveis Dragon Ball, Pokémon, Fly (Dragon Quest) e Cavaleiros dos Zodiacos. Mas esse não era e nunca será o interesse do meu tio, essa época já passou pra ele, Ultraman é algo que ficou nas recordações de um tempo que não volta.

Resultado de imagem para animes anos 90
Alguns dos personagens que marcaram minha infância

Mas nem todos são como meu tio, alguns insistem em injetar nostalgia direto nas veias dos olhos e, se têm mercado pra isso, é claro que a nossa locadora vermelha não vai perder a oportunidade de agradar alguns contribuintes fãs.


Assim então, foi lançado a nova série Original Netflix Ultraman, que usa como pilar de sustentação a série original e seus personagens. Como o antigo membro da Patrulha Científica e recipiente da entidade Ultraman, Shin Hayata que, após a despedida de seus hospedeiro, esqueceu de tudo que passou com ele e vive tranquilamente nos anos de paz que se sucedem. Nos tempos atuais, Hayata lembra de tudo e descobre que o DNA modificado é patológico e que seu filho têm poderem quem remetem ao herói do passado e, com uma nova ameaça alienígena a solta, a decisão da Patrulha Científica é colocar a armadura e o nome do Herói em um garoto imaturo e sem treinamento, isso realmente faz todo o sentido.

Imagem relacionada
Ao que tudo indica, você está fazendo isso errado

 

Eu “maratonei” no mesmo dia do lançamento, fiquei empolgado em ver o herói do meu tio e até indicar para ele assistir mas, episódio após episódio, a decepção foi aumentando. Isso significa que o começo é sim, muito bom. A animação gráfica é excelente e as batalhas até ficam um pouco empolgantes quando se usam os poderes de cada combatente. Mas algo estava estragando a receita e não demorou muito para perceber que o roteiro foi, mais uma vez, o principal vilão de algo que tinha tudo para dar certo.

 

A motivação de heróis e vilões, o fato de não ser necessário que o jovem Shinjiro Hayata usar a armadura e enfrentar vilões que desconhece e de plots totalmente sem sentido fazem todos os pontos positivos ficar nulos. Não é possível comentar mais a respeito sem que possa dar algum spoiler, mas estamos falando de algo tão genérico que, mesmo se comentasse algo, não seria tão surpreendente assim. Minha nota é de pouco conhecedor do assunto, mas acho difícil que alguém discorde de mim. 2.25 Mother Fuckers.

 

Por fim, o importante é o fã service. Respondendo a pergunta do título, sim, vale a nostalgia para aqueles que assistiam quando crianças e cresceram acompanhando as novas tecnologias da TV. Para meu tio, que prefere viver as lembranças de sua memória, eu deixo apenas meu muito obrigado e evitarei a indicação. Para os jovens que, assim como eu, conseguem vislumbrar de longe a verdadeira paixão pelos Super Sentai, a animação é sem sal, mas muito bem enfeitada. Se não tiver nada melhor para fazer, vale a experiência.

 

Ah… quase me esqueci! Não espere ver gigantes batalhando entre prédios. Isso foi embora junto com o verdadeiro Ultraman.

Imagem relacionada

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria