A magia de Joanne Kathleen Rowling

Coé, Geeks! Vocês sabem que dia é hoje?

Foi no mesmo dia de hoje, mas há 54 anos atrás, que nasceu Joanne Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling! Vem comigo nesse breve passeio pela vida da criadora do bruxo mais famoso da literatura!

(haters gonna hate)

Joanne Rowling nasceu em Gloucestershire na Inglaterra, e desde muito pequena mostrou interesse pelas artes e literatura, escrevendo historinhas que lia para a família. Se formou em Artes e Estudos Clássicos pela Universidade de Exeter em 1986, e foi em 1990, durante uma viagem de trem particularmente longa, que a história de Harry Potter nasceu em sua cabeça. Ainda escrevendo, se mudou para Portugal para dar aulas de inglês e foi lá que conheceu seu primeiro marido, Jorge Arantes, e teve sua primeira filha, Jessica. Em 1993 se mudou para a Escócia com sua filha bebê e alguns poucos capítulos do que viria a ser “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, depois de se separar de seu marido (muitos dizem que ela sofreu violência doméstica durante o casamento, pois apesar de nunca ter se pronunciado sobre o assunto, existe um pedido de ordem de restrição contra ele).

Joanne passou por períodos muito difíceis onde dependia de auxílio financeiro do governo para sobreviver e foi diagnosticada com um quadro grave de depressão e tendências suicidas. Em 1995 terminou seu manuscrito e o enviou para 12 editoras que o recusaram de pronto (imagina como essa galera deve ter ficado quando o livro se tornou um sucesso rs) e só em 1996 ela foi contratada pela Bloomsbury (dizem que a responsável por esse contrato foi a filha do diretor da editora, que leu os primeiros capítulos e ficou encantada com a história). A editora que pediu para que ela assinasse seus livros com suas iniciais e o sobrenome para torná-lo mais impessoal, já que tinham medo de que meninos não se interessassem por um livro de fantasia escrito por uma mulher. Ela então adicionou o nome de sua avó, Kathleen, como seu nome do meio e começou a assinar como J.K. Rowling. Em junho de 1997 o primeiro livro foi publicado e em outubro do ano seguinte a Warner comprou os direitos para realizar os filmes… o resto todo mundo já sabe!

Capa dos DVDs das séries baseadas em “Morte Súbita” e na saga “Cormoran Strike”

Quem pensa que J.K. Rowling vive apenas de Harry Potter se engana muito. Em setembro de 2012 ela lançou Morte Súbita, uma “comédia trágica” (como ela mesma gosta de classificar) sobre os acontecimentos em uma cidadezinha de interior que é abalada pela morte do conselheiro local. O livro recebeu críticas mistas, mas foi um sucesso de vendas e ganhou em 2015 uma minissérie da BBC de 3 episódios.

Talvez o seu maior sucesso pós Harry Potter sejam os livros da série policial “Cormoran Strike”, escritos sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Os quatro exemplares (até agora) se chamam O Chamado do Cuco,Bicho de Seda,Vocação para o MaleBranco Letale levam em sua série o nome do protagonista, um detetive irritadiço e veterano da guerra do Afeganistão. Rowling resolveu escrever sob um pseudônimo para que não houvesse a pressão da mídia e dos críticos, como aconteceu com “Morte Súbita”. Quando foi publicado, “O Chamado do Cuco” recebeu críticas favoráveis e fez vendas modestas, mas assim que foi descoberto que o livro era escrito por J.K. as vendas subiram tão vertiginosamente que a editora precisou imprimir às pressas mais de 100 mil cópias. Os livros também foram adaptados para uma série da BBC, e o roteiro da temporada baseada no quarto livro está sendo escrito.

Em 2004 a Forbes declarou Joanne Rowling como a primeira pessoa a se tornar bilionária através somente da literatura. Muitos de seus milhares de dólares foram doados à inúmeras instituições de caridade e causas sociais patrocinadas por ela, que mantém também algumas instituições, a maioria voltada para crianças. Desde 2014 ela mora na Escócia com seu marido Neil Murray e seus 3 filhos, Jessica, David e Mackenzie. Ela continua escrevendo sobre o mundo de Harry Potter no seu site Pottermore, que vale MUITO a pena visitar!

Imagina que louco sair de mãe solteira batalhando pra se alimentar e alimentar sua filha, sem nenhum tipo de perspectiva de futuro direto pra multimilionária poderosíssima, sucesso em várias mídias diferentes e dona do Reino Unido? 

A história de vida de Joanne Rowling é tão fantástica quanto a de Harry Potter, que inclusive também compartilha a data de seu aniversário. Parabéns Harry e Joanne!