Conheça o Control Shift Face

Imagine se Terminator fosse estrelado por Sylvester Stallone ou, se os papéis de Edward Norton e Brad Pitt fossem invertidos em Fight Club?

 

Resultado de imagem para ctrl shift face gif
“I need your clothes, your boots and your motorcycle”

 

Pois bem, alguém imaginou e fez isso ser possível. Estou falando do YouTuber ctrl shift face e a ferramenta que chamam de Deep Fake.


Enquanto esta Inteligência Artificial está sendo usada para manipular vídeos pornográficos, colocando o rosto de atrizes como Daisy Ridley e Gal Gadot em cenas de sexo P.O.V. O eslovaco de 31 anos, que não quis divulgar o nome por achar irrelevante esta informação, fez as cenas de filmes e entrevistas remodeladas, com o rosto de outros atores.

Resultado de imagem para deepfake porn
Pois é… não era a Maisie Williams, se estivesse reparando no rosto dela, saberia

Em entrevista ao Digital Trends, foi falado mais sobre como funciona o Software: “Eu não sei os detalhes sobre exatamente como o software funciona. O fluxo de trabalho funciona assim: você adiciona vídeos de origem e de destino e, em seguida, uma rede neural detecta e extrai o rosto. É necessária alguma limpeza de dado e extração manual. Em seguida, o software analisa e reconhece o rosto. Este passo pode demorar alguns dias. Quanto mais a rede aprende, mais detalhado será o resultado. Na etapa final, você combina esses dois e o resultado é o seu deepfake. Às vezes, também é necessário um pouco de pós-processamento”. Ele ainda diz que, no futuro, será possível modelar até mesmo a fala do ator (Missão Impossível já tinha nos mostrado isso) e para reconhecer um vídeo original de um Deep Fake ficará ainda mais difícil.

No Brasil, João Doria foi vítima de uma manipulação parecida, onde colocaram seu rosto em uma orgia, em plena época de eleição. 

 

Voltando ao que nos importa, nos últimos dias estamos desfrutando do mais recente e melhor trabalho já feito por Ctrl Shift Face, cenas do filme The Shining com Jim Carrey fazendo o papel de Jack Torrance, me pergunto o que Nicholson deve ter pensado ao ver um dos seus melhores papéis sendo feito por outra pessoa.

Para quem gostou do trabalho e queira ajudar, contribuindo com alguns dólares, pode acessar o link do Patreon e receber, como gratificação, materiais exclusivos.

 

Isso é muito divertido, mas também nos mostra um lado preocupante da tecnologia. Por isso, temos que ficar atentos a tudo que recebemos de informação na internet, pois como o YouTuber menciona em seu slogan:

Do not believe everything that you see on the internet ok?

Resultado de imagem para ctrl shift face

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria