Joias do Infinito e as Teorias da Joia da Alma

Fala Geeks!

Com cada dia chegando mais perto do lançamento do novo Vingadores: Guerra Infinita (26 de abril de 2018), mais informações são liberadas ou até vazadas com imagens capturadas em exibições, além das informações criadas a partir de montagens. Mas dentre tantas coisas que são jogadas na internet, há algo que me chamou a atenção e vale a pena ser repassado só pelo espetacular que é, a Teoria de onde (ou quem.. WHAAAT?) é a Joia da Alma. Pra isso, vamos comentar um pouco sobre a aparição das demais Joias do Infinito, as joias que permitem que você controle a realidade.

 

 

Joia do Espaço

A Joia do Espaço, após ter sido separada das demais, chegou até o domínio do rei de Asgard, Odin, onde foi remodelada para um cubo, creio eu que isto foi feito para que caso alguém a tocasse, os efeitos não seriam tão fortes como tocar a Joia diretamente (como acontece com a Joia do Poder em Guardiões da Galáxia). Não se sabe o motivo, a Joia conhecida como Tesseract, foi escondida na Terra e durante o período da II Guerra Mundial, foi encontrada pelo exercito nazista, mais precisamente pelo braço conhecido como H.Y.D.R.A., caindo nas mãos do Caveira Vermelha. Nas mãos dele, o Tesseract foi utilizado para energizar armas que faziam os seus inimigos sumirem (pulverizados ou teletransportados?). O Caveira teve o mesmo fim que seus inimigos, devido a isto, talvez seja um dos vilões que podem ainda voltar a aparecer nos filmes da Marvel. Depois dos acontecimentos em Capitão América: O Primeiro Vingador, vamos para Os Vingadores, onde o Tesseract é fruto de estudos pela S.H.I.E.L.D., até criar um portal que trás Loki até a Terra e dar fruto aos acontecimentos do melhor filme feito pela Marvel até então. Após os acontecimentos, o Tesseract é utilizado para retornar Thor e Loki para Asgard, mostrando seus poderes de transporte novamente. Sua última aparição foi no filme Thor: Ragnarok, e atualmente parece estar em poder de Loki.

Joia da Realidade

Após separada das demais Joias, a da Realidade tomou uma nova forma, mais volátil, conhecida como o Aether. Sabe que a mesma pode transformar matéria, em matéria escura, além de manter uma forma de existência quase real, já que na forma de Aether, a Joia parasita um hospedeiro vivo. Em um hospedeiro normal, o Aether começa a drenar as forças vitais do mesmo, além de repelir qualquer um que tente chegar próximo ao hospedeiro bruscamente ou tentando retirar de sua nova “casa”, a Joia interpreta qualquer um como uma ameaça, atacando. Em um hospedeiro mais forte, que sabe como utilizar a Joia, nas mãos dele ela se torna uma arma mortal, podendo usar a mesma para ataques concussivos, ou com esforço maior para transformar a matéria. Ela foi mostrada com estes moldes no segundo filme do Thor, o Thor: Mundo Sombrio, onde mostra a arma sendo utilizada pelo Elfos Negros durante a convergência, evento que ocorre a cada cinco mil anos, onde os nove mundos se alinham. Após os acontecimentos do filme, os asgardianos deduziram não ser muito inteligente armazenar suas Joias do Infinito no mesmo local, então enviaram a mesma para Taneleer Tivan, arquivista e curador eterno conhecido também como O Colecionador e permanece até então.

 

Joia da Mente

Esta Joia foi inicialmente colocada dentro do cetro que foi dado a Loki para invadir a Terra em Os Vingadores, com isto, Loki tinha o poder de escravizar a mente dos outros. Após sua derrota, o cetro foi levado pela S.H.I.E.L.D., onde foi contrabandeado pela H.Y.D.R.A. até Sokovia, realizando experimentos com o cetro. Em Os Vingadores: A Era de Ultron, foi descoberto que o cetro continha a Joia da Mente, que durante os acontecimentos, ficou sobre os cuidados de Visão, que foi criado para portar a pedra, e após provar suas intenções levantando o Mjolnir, confiaram ela ao mesmo, que a possui em sua testa até então.

 

 

 

Joia do Poder

Após separada das demais, a Joia do Poder foi armazenada dentro de um Ord, devido ter o poder de destruir qualquer ser vivo que encoste na mesma. Ela então estava escondida dentro do planeta Morag, até ser encontrada e roubada por Peter Quill, também conhecido como Senhor das Estrelas. Dentre os acontecimentos do filme onde a pedra é apresentada, Guardiões da Galáxia, é explicada todo o seu poder de destruição, deste quando existiam os Celestiais. Após os acontecimentos do filme, a pedro dentro do Orb foi entregue a Nova Corps, onde ficaria longe do acesso de Thanos e qualquer um que quisesse tomar a mesma.

 

Joia do Tempo

A Joia do Tempo foi mostrada estar sob domínio dos Mestres das Artes Místicas, mais precisamente dentro do Olho de Agamotto, sendo apresentado no filme Doutor Estranho. Com ele, Stephen Strange tem poderes de retroceder o tempo ou manipular o mesmo, como foi mostrado no filme onde faz um “feitiço do tempo”, ficando retrocedendo sempre ao mesmo ponto, assim como ocorre em outro filme baseado no mangá “All You Need is Kill”, o “No Limite do Amanhã”. Atualmente, a Joia continua com o Doutor Estranho.

 

Joia da Alma e Suas Teorias

Uma Joia com poderes perturbadores. A teoria mais aceita sobre a criação das Joias do Infinito é de um ser poderoso que cometeu suicídio, porém, seus poderem eram tantos que sobreviveram a este “empecilho” chamado morte, criando então, as seis Joias, Pedras, Gemas, Etc., sendo assim, a Joia da Alma possui também a sua alma. Esta Joia pode ser considerada uma das mais devastadoras para os seres vivos, pois tem o poder de roubar, manipular e alterar a alma de seres vivos e mortos. Quem possui a mesma, além de estar com sua alma protegida, tem acesso a todas as almas dos que estão dentro dela, tendo um “acervo” de diversas raças, aprisionadas em um tipo de limbo, acessando o conhecimento e seus poderes, o que faz com que ela seja ainda mais cobiçada.

 

 

As Teorias

Com a vinda de Thanos, todos procuram vestígios da última Joia do Infinito, assim, vamos encontrando detalhes e brincando com informações até termos algo plausível em mãos, algo que não fuja tanto da realidade que nos foi mostrada nos filmes até agora. A base de todas as teorias é uma imagem, que, a forma das Joias apareceram nos filmes formam o nome de Thanos, mais um easter-egg que encontramos, mas que, assim que soubermos qual é a Joia da Alma, pode ir por terra.

Neste molde, ficaria da seguinte forma:

Joia do Espaço: Tesseract

Joia da Alma: H?????

Joia da Realidade: Aether

Joia do Tempo: Necklace (colar)

Joia do Poder: Orb

Joia da Mente: Scepter (cetro)

 

 

Devido a isto, o Universo Cinematográfico da Marvel é varrido em procura de qualquer personagem ou objeto que comece com a letra “H”, sendo como uma verdade que seguirá desta forma.

 Heimdall

O Guardião do reino de Asgard pode ser um dos portadores da Joia da Alma, tudo começou em Thor: O Mundo Sombrio, onde Thor pergunta a ele como estão as estrelas, e a resposta não chamou a atenção até a procura pela Joia, pois ele responde “Ainda estão brilhando. Daqui eu consigo ver nove reinos e 10 trilhões de almas”. Com base no poder da Joia, podemos também incluir a visão das almas. Um dos outros pontos, além de não tão relevante, mas é a ilusão criada pela Feiticeira Escarlate onde Thor vê Heimdall cego, podendo ser uma pista do que acontecerá caso Thanos roube dele esta Joia, onde ele perderá a visão das almas.

Nos aspectos físicos, tem a pedra que está presa em sua armadura, de cor amarela, que se assemelha na sua cor dos olhos. A teoria em si diz que devido a tanto tempo com a mesma, seus olhos tomaram a cor da joia. Nos quadrinhos, a Joia da Alma é verde, porém, a Joia da Mente do cinema já tem a mesma cor, desta forma, não vemos problemas na cor dela ser diferente.

Adam Warlock

Após o final de Guardiões da Galáxia Vol. II vemos que possivelmente este personagem está para chegar no Universo Marvel, além de ser o original portados da Joia. Há a possibilidade dele aparecer com a Joia, já que será reunido em um filme todos os personagens até então apresentados, porém a ideia de um personagem criado sinteticamente utilizando uma joia do infinito na testa já foi utilizada. Mas, há a possibilidade, além de Adam Warlock ser conhecido como Ele, ou, em inglês, Him.

 

 

Wakanda

Outra teoria que tem sido aceita é a de que o meteoro que atingiu Wakanda, internamente possui a Joia da Alma. O meteoro de Vibranium que fez com que Wakanda se transformasse para sempre pode ser este tão procurado artefato. Isto se deve não só ao Vibranium, mas com a erva coração, capaz de dar os poderes do Pantera, o transformando em um super soldado, mas também, ela faz com que ele viaje para o plano ancestral, onde ela conversa com os demais panteras que já existiram, tendo esta conexão em suas almas. É contado no filme que o vibranium da montanha é quem faz com que esta planta nasça, porém, e se for a influência da Joia?

Outro fator muito importante, é a invasão de Thanos mostrada nos trailers, onde é visto que uma batalha acontece em Wakanda, sendo então, um dos pontos de ataque dele, e o que faria Thanos escolher este local para atacar? Creio apenas na busca pela Joia.

Para se encaixar na teoria inicial, temos a erva, primeiro item mostrado que poderá nos trazer o link, onde em inglês é chamada de heart-shaped herb.

 

 

Tony Stark

Talvez uma das teorias mais recentes, devido uma imagem com as joias ser divulgada pela Marvel, onde mostrava em cada Joia, uma pessoa relacionada a ela, a Joia do Espaço tem a imagem do Capitão América, a da Mente tem o Visão, a do Poder tem o Peter Quill, a da Realidade tem o Thor e a do Tempo o Dr. Estranho, porém, o que influenciou a teoria é a Joia da Alma ter em sua imagem o Homem de Ferro.

 

 

Devido a isto, se iniciaram as teorias. Muitos acharam que a Joia da Alma poderia ser o rearto ARK, porém, não faz sentido, já que é uma invenção do Tony, onde a Manopla do Infinito já possui local para a Joia. Outros pensaram também sobre o novo elemento criado pelo Tony em Homem de Ferro 2, devido o que ele utilizava no reator estar envenenando ele, mas, da mesma forma que a primeira é descartada devido já existir um local e formato pra joia, esta também é descartada. A mais louca e a que faz certo sentido é de que Tony não possui a Joia, mas de alguma forma, ele é a Joia da Alma.

Como explicado anteriormente, as Joias do Infinito podem tomar formas diferentes, como a da Realidade, e com esta imagem promocional, começaram a ser procuradas informações que relacionassem a Joia até Tony Stark. Em Homem de Ferro 2, Tony tem a ajuda de seu pai (Howard Stark) para criar um novo elemento, mas uma das frases que passaram batidas como sendo uma metáfora, é que seu pai fala no vídeo (pode pular até 2:47):

 

 

“O que é e sempre será minha maior criação, é você Tony”

Quando vemos, pensamos uma metáfora, por criação, geração, ser o pai dele, porém, e se não for bem assim? E se de alguma forma, Howard, após seus estudos com o Tesseract, ele conseguiu também a Joia da Alma e conseguiu fazer com que ela se unisse, ou escondesse a mesma em Tony? Isto explicaria a Joia da Mente não ter influenciado Tony em Os Vingadores, já que a Joia protege a alma de quem a possuí de ser alterada. É uma teoria viajada, mas explicaria.

 

Pode ser também algo mais simples, como, a Joia já apareceu em um dos filmes do Homem de Ferro, porém, passou despercebida. Tony irá para o espaço e então encontrará Adam Warlock com a Joia da Alma. Há muitas outras formas, mas, se tudo é relacionado, Tony é quem terá a maior relação com a Joia da Alma.

O que nos resta, é apenas esperar o filme chegar e tirar tudo a limpo de uma vez por todas!

 

 

Jonathan

1º Editor do PodGeekCast, ouço rap, leio Naruto, Dmc foi um ótimo game, Constantine não deveria ter sido cancelada, e tenho 5 reais para comprar alimento. Sim, eu sou o Batman.