77º Globo de Ouro – O que teve de importante?

Coé, Geeks!

Vocês conhecem e curtem o Globo de Ouro? É ele quem inicia a temporada de premiações e funciona como mais um dos inúmeros termômetros para o Oscar. Iniciado em 1944, os vencedores são escolhidos por 93 membros da Hollywood Foreign Press Association (Associação de Imprensa Estrangeira e Hollywood). Até 1955 era um prêmio exclusivo para o cinema, tendo incluído a televisão no ano seguinte: São 15 categorias para o cinema e 12 para a televisão. A premiação de 2020, a 77ª entrega dos Golden Globes, aconteceu ontem, dia 05 de janeiro. Vamos ver um pouco sobre os principais vencedores da noite?

Melhor Atuação em Filme de Drama

Joaquin Phoenix por Coringa
Renée Zellweger por Judy

Essa categoria não teve um resultado muito surpreendente, mas teve como similaridade o fato de que os dois ganhadores interpretaram “caricaturas”: Phoenix interpretou de forma impecável o problemático Arthur Fleck, que viria a se tornar o Coringa ; Zellweger encarnou dos pés a cabeça a figura de Judy Garland em seu último ano de vida.

Melhor Atuação em Filme de Comédia ou Musical

Taron Egerton por Rocketman
Awkwafina por The Farewell

As duas zebras da noite! Numa categoria onde DiCaprio estava indicado, o fato de Taron ter ganho é surpreendente, mas também muito merecido já que sua atuação como o grande Elton John foi de tirar o chapéu. Já na categoria de Awkwafina havia Cate Blanchett, mas sua interpretação da jovem sino-americana Billi que está sofrendo com a iminente morte de sua querida vovó foi suficiente para roubar a estatueta.

Melhor Atuação Coadjuvante em Filme (Comédia, Drama ou Musical)

Brad Pitt por Era uma Vez… em Hollywood
Laura Dern por História de um Casamento

Uma categoria complicada, já que no Globo de Ouro os atores coadjuvantes não são separados por categoria do filme. Pitt interpreta Cliff Booth, dublê e melhor amigo do personagem de Leonardo DiCaprio, e os dois lutam juntos para alavancarem suas carreiras. Dern interpreta ferozmente a advogada Nora Fanshaw, que cuida do processo de divórcio da personagem de Scarlett Johansson e, como sempre, está excelente no papel.

Melhor Argumento (Roteiro)

Quentin Tarantino por Era uma Vez… em Hollywood

Mais um filme do Tarantino com cara de filme do Tarantino e que, de acordo com ele, vai ser o último. Em breve vai ter resenha aqui no blog!

Melhor Filme Estrangeiro

Parasita de Bong Joon-ho

Competindo cabeça a cabeça com o filme “Dor e Glória” do incrível Pedro Almodóvar, o filme de Bong Joon-ho é um daqueles que é até difícil falar sobre sem entregar toda a história doida que ele conta. Vale muito a pena assistir!

Melhor Realização (Direção)

Sam Mendes por 1917

Filme de guerra gravado em plano-sequência, acompanhando a jornada de dois jovens soldados americanos que recebem a missão de entregar uma correspondência para seus superiores. Nem sei muito como falar mais sobre isso além de dizer que quero muito assistir. Estreia apenas no dia 23!

Melhor Filme

Era uma Vez… em Hollywood, de Quentin Tarantino (Comédia ou Musical)
1917, de Sam Mendes (Drama)

 Melhor Atuação em Série de Drama

Brian Cox por Sucession
Olivia Colman por The Crown

Sucession é uma série que gira em torno de uma família disfuncional que controla um grande império midiático e, com a decadência da saúde de seu patriarca, começa a lutar para saber quem será o novo cabeça da empresa. Brian Cox interpreta o patriarca doente, Logan Roy.
Já Olivia Colman e The Crown não são estranhas ao Globo de Ouro: a atriz ganhou ano passado por A Favorita e The Crown já angariou algumas estatuetas. A série é focada na vida da Rainha Elizabeth II, e Colman faz o papel da Rainha em sua segunda fase, a partir de 1964.

Melhor Atuação em Série de Comédia ou Musical

Ramy Youseff por Ramy
Phoebe Waller-Bridge por Fleabag

Ramy eu assumo que não conheço. É uma série de comédia dramática que estreou no começo de 2019 no Hulu, e sua sinopse fala que Ramy é um jovem muçulmano-americano que está lutando para manter sua espiritualidade mesmo morando em um bairro extremamente dividido.
Fleabag é a queridinha do momento, que vem arrecadando Emmys e Golden Globes. Ela se centra na personagem título, interpretada por Waller-Bridge, uma jovem inglesa problemática. O diferencial da série é que ela costuma por várias vezes quebrar a quarta parede, e a personagem se comunica com o telespectador.

Melhor Atuação em Minissérie ou Filme para a TV

Russel Crowe por The Loudest Voice
Michelle Williams por Fosse/Verdon

A minissérie de Crowe é uma daquelas que são feitas para arrecadar prêmios. Crowe faz o papel de Roger Ailes, presidente da Fox News e responsável por transformá-la no canal multi-plataforma mais poderoso da história. Ela se foca em seu lado conservador, nos eventos políticos da década passada e também nas acusações de assédio sexual que Ailes recebeu.
Fosse/Verdon é uma série biográfica, focada na vida, na carreira e no relacionamento do coreógrafo/diretor Bob Fosse e da dançarina Gwen Verdon que, juntos, são responsáveis por mudar a cara do mundo do entretenimento americano nos anos 60. Michelle interpreta de forma impecável, como sempre, a personagem título da série.

Melhor Atuação Coadjuvante (Série, Minissérie ou Filme para a TV)

Stellan Skarsgård por Chernobyll
Patricia Arquette por The Act

Chernobyl, como o nome já diz, é uma minissérie focada na catástrofe nuclear da usina de Chernobyl, em Pripyat na Ucrânia. O personagem de Stellan é Boris Shcherbina, vice-presidente do Conselho de Ministros da União Soviética e o responsável por tentar controlar a crise proveniente do desastre.
The Act é uma minissérie da Hulu, um drama policial centrado na vida de Dee Dee e Gypsy Rose Blanchard, mãe e filha. Baseado em fatos reais, a história das duas é completamente absurda: Dee Dee (Arquette) abusava mentalmente de sua filha, inventando doenças e deficiências nela para mantê-la sob seu domínio (essa condição é conhecida como síndrome de Münchhausen por procuração), até que Gypsy, a medida que se torna mais velha, começa a se revoltar e desconfiar que era saudável. Patricia Arquette está incrível no papel e esse prêmio foi extremamente merecido!

Melhor Série

Sucession (Drama)
Fleabag (Comédia)

Melhor Minissérie ou Filme para a TV

Chernobyl

Com apenas 5 episódios, Chernobyl é uma daquelas séries que são obrigação de assistir, sério. A série é impecável em todos os aspectos: a fotografia é belíssima, a ambientação e os diálogos são maravilhosos e as atuações são magistrais. Na moral, só veja! HBO obrigada por tudo!

E aí? Quais desses filmes e séries te interessaram? Deixa aqui nos comentários quais você já viu e quais quer ver!

Beijo do Dan Stulbach!