It – Capítulo 2: Vale a pena?

Coé Geeks!

Hoje foi a estreia do filme “It – Capítulo 2” e ontem eu fui na pré-estreia e tenho algumas coisas pra falar pra vocês. Podem ficar tranquilos quanto aos spoilers porque eu sou membra honorária da Spoiler Police então aqui na minha resenha não vai ter nenhum. Só pega a pipoca e vem com a tia Dre!

A primeira coisa que vocês precisam saber é que o filme tem 2h50 de duração. Sim, é gigante. Isso é uma coisa que pode desagradar algumas pessoas que gostam de dinamismo e de levar susto toda hora, sabe? Eu não tô dizendo que o filme é chato, mas por vezes ele me pareceu um pouco lento. Mas também não tô reclamando não, eu gostei bastante de como a história foi construída.

Falando bem superficialmente sobre o enredo, quem assistiu à primeira parte (ou assistiu ao filme de 1990 ou leu o livro) sabe que o “Clube dos Otários”, composto pelas 7 crianças, jurou que se A Coisa um dia voltasse, eles se reuniriam para tentar mata-la de uma vez por todas. É exatamente isso que nós vemos nessa segunda parte: Os 7 personagens, agora adultos (27 anos se passam), se reunindo em Derry para enfrentar o palhaço Pennywise e também seus respectivos passados que foram praticamente esquecidos depois que eles saíram da cidade.

De forma diferente da mostrada na primeira adaptação, esse filme “demora a engrenar” pois ele explora bastante as interações entre os personagens e suas lembranças, antes de culminar na batalha entre os Otários e a Coisa. Vemos muitos flashbacks do passado dos personagens, tanto antes quanto depois da batalha no final da parte um, e também vemos a forma como a cidade continua afetando todos eles. É interessante ver a liberdade que o diretor Andy Muschietti (também responsável por Mama, outro ótimo filme, e pelo futuro filme do Flash) e o roteirista Gary Dauberman (responsável pelos roteiros da trilogia Annabelle e A Freira) tiveram pra contar o filme sem pressa, construindo a tensão aos poucos até culminar na batalha final.
Outra coisa diferente foi que esse filme se mostrou mais fiel à mitologia criada pelo autor Stephen King. A cidade de Derry se faz presente em diversas obras do autor, e existe a ideia de que A Coisa já faz parte da cidade e vice-versa. O fato de o filme ter sido dividido em duas partes possibilitou que esse segundo tivesse muito mais tempo para explicar o mito dA Coisa, um pouco da sua origem e a sua influência sobre os moradores da cidade. Dá pra ver que foi um filme escrito e feito por fãs da obra.

Se no primeiro filme havia humor, nesse aqui ele transborda pela tela. Existem MUITOS momentos de alívio cômico e apesar disso me incomodar bastante em filmes de terror eu preciso admitir que todos foram bem feitos e encaixadinhos na trama. O responsável pelas piadas, assim como no primeiro, continua sendo Richie, implicando constantemente com Eddie e fazendo comentários ácidos e sarcásticos. As piadas são engraçadas e funcionam até nos momentos de tensão sem ficarem forçadas.

Quanto ao terror, eu achei o tom bem diferente. Enquanto o primeiro focou bastante no terror psicológico com cenas de susto eventuais, esse seguiu um pouco mais a fórmula preexistente do terror blockbuster, com jumpscares e mudanças bruscas na trilha sonora pra fazer o espectador pular da cadeira, coisa que deu muito certo comigo já que eu tenho PAVOR de palhaços. Inclusive essa coulrofobia foi ainda mais explorada nesse filme, com muitos closes no palhaço Pennywise e suas expressões grotescas, jogos de luz ao redor dele, alusões à ele através de balões e brinquedos num parque de diversões (essas cenas no parque foram as que mais me deram agonia) e sua presença e influência constantes durante o decorrer do filme. Nesse filme eles usaram e abusaram da característica principal dA Coisa, que é sua habilidade de se transformar em literalmente qualquer coisa! Então já podem esperar muitas criaturas de computação gráfica e muitos sustos envolvendo-as!

Agora o elenco? Eu juro pra vocês que não consegui acreditar quando fui lendo os nomes escolhidos pra interpretar as crianças crescidas, porque parecia bom demais pra ser verdade! Temos James McAvoy (o professor Xavier nos novos filmes do X-Men) como Bill, o “líder” do grupo que tinha problemas de gagueira; Bill Hader (da série Barry e do Saturday Night Live) como Richie, a criança que só sabia falar palavrão e que foi interpretada pelo Mike de Stranger Things; Jessica Chastain (de Árvore da Vida, Interestelar, Mama, Perdido em Marte e rainha do meu coração) como Beverly, a única menina do grupo que sofria bullying na escola e era vítima de fofocas maldosas; Jay Ryan (da série Beauty & the Beast) como Ben, o gordinho fofo fã de New Kids on the Block; James Ransone (dos filmes A Entidade 1 e 2) como Eddie, o hipocondríaco e desesperado do grupo; Isaiah Mustafa (da série Shadowhunters) como Mike, o menino que perdeu os pais quando criança e sofria com o racismo da cidade; e Andy Bean (da série Swamp Thing) como Stanley, o medroso do grupo. O filme tenta focar em todos os personagens, mas algumas storylines ficam mais envolventes devido à interpretação dos atores. Honestamente? Eu achei que o Bill Hader roubou totalmente a cena! Isso se você não considerar o quão incrível o Bill Skarsgård (da série Hemlock Grove) está no papel de Pennywise, né?

It – Capítulo 2 é uma ótima sequência para um ótimo filme. Ele traz muita metalinguagem, brincadeiras com Stephen King, referências à obra original, participações especiais, cenas bem trash, uma pitada de gore e sangue cenográfico, MUITO sangue cenográfico (inclusive tem uma cena que dizem que é a que mais usou sangue falso na história do cinema de terror… será?). Existem algumas diferenças com a obra original e quem já leu o livro vai sentir falta de um certo personagem, mas fora isso é um ótimo filme!

VÃO ASSISTIR IT CAPÍTULO 2!!!!!!!!!!!!! DEEM DINHEIRO PRO STEPHEN KING CONTINUAR ESCREVENDO 35 LIVROS POR ANO!!!!!!!!!!!!!!!!!! UMA HORA ELE APRENDE A ESCREVER FINAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

PS: Por ultimo, mas não menos importante, um grande abraço de agradecimento ao Fernando Ticon do canal Hora do Terror pelo convite pra sessão de pré-estréia! Muito obrigada!!! <3