De Bella à Pantera – Uma jornada na carreira de Kristen Stewart

Não. Kristen Stewart não começou sua carreira na Saga Crepúsculo.

Podemos até dizer que por conta dos filmes vampirescos ela “brilhou” mais nas telonas, mas jamais afirmar que foi seu maior papel (ou o pior).

Imagem relacionada
Esta é a Kristen que queremos ver!!

Na realidade, pesquisando sobre essa atriz e relembrando alguns de seus trabalhos, notei que ela já atuou ao lado de grandes atores e foi dirigida por majestosos diretores. Começando por David Fincher, em O Quarto do Pânico. Pois é, ela era a filha da personagem da Jodie Foster e você nem lembrava disso. Em 2005, ela foi dirigida por Jon Favreau no filme Zathura – Uma Aventura no Espaço. Talvez seja daí a falta de expressão no rosto dela; seu papel era de uma irmã mais velha e indiferente às peripécias do irmão caçula (arquétipo já conhecido na cultura norte americana), até que, de repente, a casa é cercada por naves espaciais e a “cara de nada” continua estampada nela durante essa cena, e No restante do filme, só pra constar).

 

Alguns trabalhos anteriores a Saga Crepúsculo:
2001 – Encontros do Destino;
2002 – O Quarto do Pânico;
2003 – Garganta do Diabo;
2004 – Segurem essa Criança;
2004 – O Silêncio de Melinda;
2004 – Contra Corrente;
2005 – Zathura – uma Aventura no Espaço.

 

Em 2007, sua curta participação em um dos meus filmes preferidos me fez ter uma outra perspectiva de Kristen atuando. Na Natureza Selvagem ela é a filha de um casal hippie que se apaixona pelo protagonista. Seu ar selvagem, sensual e apaixonado me fez ver outra atriz naquele personagem, mas qualquer expectativa que tive caiu por terra quando estreou Crepúsculo.

Resultado de imagem para kristen stewart gif
Quanto talento escondido há nas suas atuações?

Bella Swan é, de fato, um Marco na carreira de Kristen. Vemos ela “antes e depois de Crepúsculo”. Assim todos os outros atores que contracenaram com ela (alguns nem ao menos fizeram outro papel tão importante). E eu admito, quem ouve nossos podcasts já me ouviu dizer sobre a série de livros e o respeito que tenho por eles, gosto da obra criada por Stephenie Meyer. Como a maior parte da narrativa acontece pela perspectiva de Bella, é muito claro seus sentimentos e é quase que notável as expressões que a atriz, ao interpretar a personagem, deveria fazer. O resultado foi decepcionante e esse fardo acabou sendo jogado em suas costas.

 

O fato é que, as portas foram abertas e trabalhos foram aparecendo para Kristen: uma participação muito rápida em Jumper, no final do filme; dividindo o protagonismo com Dakota Fanning em The Runaways – Garotas do Rock, obras que já mostravam que, apesar da cara de quem está comendo uma salada de chuchu, ela consegue chamar a atenção dos produtores.

Em 2012, numa adaptação não oficial de A Branca de Neve e os Sete Anões, seu rosto foi mais uma vez usado ao lado de um grande elenco, como Chris Hemsworth e Charlize Theron. O filme chegou a ter uma sequência, mas sem a Branca de Neve. Ela afirma que não gostou do roteiro original, mas muitos especularam na época que foi culpa do caso dela com o diretor do primeiro filme.

 

Em 2009 surge o primeiro trabalho com Jesse Eisenberg, ao todo foram três, e são três argumentos que mostram o quanto ela pode ser uma boa atriz quando encontra o par ideal.

Filmes que contracenou com Jesse Eisenberg:
2009 – Férias Frustradas de Verão;

2015 – American Ultra – Armados e Alucinados;
2016 – Café Society.

 

Kristen Stewart também contracenou ao lado de ganhadores do Oscar, como Julianne Moore, no filme que a fez merecer a estatueta Para Sempre Alice, com Robert De Niro em Fora de Controle em 2008 e também Eddie Redmayne, lá em 2007, no filme Lenço Amarelo.

Outros filmes que valem apena citar:
2014 – Acima das Nuvens;
2014 – Marcados Pela Guerra;
2015 – Equals – Quando te Conheci;
2015 – Anesthesia;
2016 – Personal Shopper;
2016 – Certas Mulheres;
2018 – Lizzie Borden
2018 – JT LeRoy.

 

E agora, mais do que nunca, a atuação de Kristen está sendo botada à prova, pois ela interpretará uma Pantera (Charlie’s Angel), ocupando o papel que passou por Farrah Fawcett e, anos depois, Cameron Diaz. A loira exuberante que te derruba com um só golpe.

Resultado de imagem para kristen stewart charlie's angels gif

A sátira que permeia a trama das Panteras sempre foi a objetificação da mulher. Onde a beleza de seus rostos e corpos, também a simpatia e carisma, são apenas plano de fundo para mostrar o quão forte e valente é um trio de super espiãs que defendem o mundo de vilões machistas e sexistas. O problema é que Kristen Stewart não poderia estar num filme onde a protagonista usa seu lindo sorriso e olhar penetrante para distrair o capanga que aprisiona suas companheira de missão, além também, de usar seu belo corpo para chutar algumas bundas e fazer uma pose na frente de uma explosão em câmera lenta.

 

A série de televisão e os filmes são sempre muito críticos neste ponto. A mulher já não é a “dama indefesa” desde a década de 70. Inclusive, o último arqui – inimigo que vimos era uma ex-pantera que cansou de ser a anjinha do Charlie, Jaclyn Smith voltou a fazer sua personagem Kelly Garrett ela vira uma vilã tão foda quanto as três espiãs (demais) juntas.

 

Vamos ver o que vem por aí. Será uma surpresa bem grande se esse filme apresentar uma personagem sensual, forte, destemida, sexy e que com um soco ou um sorriso te fazem desmaiar. Mas apesar de tudo, confesso que estou com esperança, a produção está sendo dirigida por Elizabeth Banks, que atuará ao lado das 3 panteras (Naomi Scott e Ella Balinska, além de Kristen), ela já é conhecida por saber trabalhar bem neste universo onde a masculinidade é a piada central. Escolha Perfeita, O Virgem de 40 Anos, Pagando Bem que mal têm? e um dos contos de Para Maiores (Movie 43) são alguns de seus trabalhos, como atriz e diretora, e que fazem piadas com o tema de maneira muito inteligente, não rebaixando o sexo feminino. Espero que ela salve o filme, o elenco e que tenha uma explosão ao fundo.

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Violão, café, papel e caneta me descrevem. Me fale um assunto e sempre terei algo a dizer. Fazer as pessoas rirem é o motivo da minha alegria