A Crônica do Matador do Rei – O nome do Vento – Review

What’s up everyone?

 

Eu decidi que preciso falar sobre este livro, mas eu juro que vocês vão entender porque.

Um dia, eu entrei em uma livraria e o título de uma das obras me chamou levemente a atenção, O nome do vento.

Na boa, olha que capa linda!

 Ao pegar para ler a contracapa (eu sei que todos vocês fazem isso também) meu queixo caiu (não tenho em meu repertório um termo que traduza melhor a sensação). Lá, você encontra os seguintes dizeres: “Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil. ” 

Vamos combinar, é uma mensagem que chama atenção.

O livro literalmente me ganhou pela capa, ou melhor, pelo combo capa + contracapa.

Quando procurei a sinopse, fiquei ainda mais desejosa em ler. Uma saga de livros chamada Crônica do Matador do Rei? Um herói que é uma lenda mas vive escondido sob o disfarce de um simples dono de hospedaria? Um cronista que irá explicar toda essa história em três dias?

Como eu poderia resistir a uma narrativa destas?

Simplesmente genial!!

Confesso que pensar em começar mais uma saga me desanimou (afinal eu tenho valorizado muito as obras que tem um início, meio e fim) mas a promessa de serem apenas três livros, já que cada livro representa um dia de escrita do cronista, me fez ir em frente e iniciar a leitura.

E adivinhem? Foi a melhor coisa que fiz.

O livro é intrigante, emocionante e faz você mergulhar na história com toda a sua vontade. Quando comecei a ler fiquei sob o desejo misto de precisar terminar (afinal, queria o desenrolar das histórias) e não querer terminar (porque eu não queria sair daquele universo).

split | Tumblr
Fiquei a própria Fragmentada

O livro conta, através de flashbacks, todo o passado do famoso protagonista Kvothe, mas também possui uma trama que se desenvolve lentamente no momento presente. Com personagens extremamente cativantes que você amará ou odiará com grande intensidade, a gente vai torcendo e se desesperando com cada coisa que acontece, além de, claro, querer saber se Kvothe matou mesmo o rei, e se sim, por qual o motivo, além de ir entendendo mais do mundo fantástico do livro com o passar da história.

Neste universo existem magias que na verdade são ciências, amores que duram um livro ou uma página, um grande vilão que você vai conhecendo junto com o desenrolar da trama e muitas outras histórias e personagens que são muito bem explorados.

Mas existe algo que me fez amar ainda mais esta história. Se lembram da contracapa mencionada no início do meu texto? Assim como ela, o livro todo é recheado de pequenas passagens, comentários ou histórias com significado poderoso. Ideias que você pode perder se não estiver atento, mas que quando notadas, te puxam pelo cérebro e fazem você refletir para além do livro. Passagens que você levará para toda a vida, e que lembrará quando, por exemplo, uma pessoa gentil ficar irritada ao seu lado.

Acredito que todo mundo deveria se aventurar nesta leitura. 

Vai ler, vai!

Mas você pode começar com tranquilidade, afinal nem o escritor Patrick Rothfuss parece ter tanta pressa, já que:

 O Nome do Vento foi lançado em 2007, e chegou aqui no Brasil em 2009 pela Editora Arqueiro. 

 O Temor do Sábio ganhou as livrarias americanas 1 de março de 2011 e as brasileiras em 21 de novembro do mesmo ano. Não se assuste com suas 960 páginas. Até agora, enquanto leio, elas tem valido cada centímetro

Temor do sábio, O
Vamos combinar que essa capa é demais também.

E o terceiro e último livro, que foi provisoriamente chamado de The Door of Stone ainda não tem data para sair do forno.

Enquanto isso, podemos nos deliciar com os dois primeiros livros e com seu spin-off chamado A Música do Silencio (que vai nos contar a história de uma das personagens mais singulares presentes em A Crônica do Matador do Rei).

Além das obras literárias, há também um projeto para adaptação da história para os cinemas, mas também não possui previsão.

Eu, como grande fã destas obras, não espero grandes coisas destas adaptações, uma vez que um livro tão bom será dificilmente bem traduzido para outras mídias. Da minha parte, desejo apenas que eles me mostrem como é a pronúncia correta do nome Kvothe e que encontrem alguém que toque tão bem alaúde quanto o nosso protagonista.

Vai saber como falar corretamente ¯\_(ツ)_/¯E pra finalizar com minha nota, serei obrigada a dar 05 Mother Fucker, mas só porque não dá para dar mais que isso.

Depois que você tiver lido, volta aqui e me conta o que achou da história até aqui, como você pronuncia os nomes dos personagens e claro, sua nota.

Thai

Acredito que maratonar livros e séries deveria ser esporte olímpico. Nem sempre torço para o herói. 11 always will be my Doctor.