A Viúva que nos fez Viúvos

Sua primeira aparição foi em 2010 no filme Homem de Ferro 2: ruiva, linda e sexy; cheia de características que saltavam aos olhos dos marmanjos. Aparentemente, mais uma presa para Tony Stark, porém, não foi difícil compreender que ela era nada mais nada menos do que a femme fatale da S.H.I.E.L.D. disfarçada de assessora. Tamanha perfeição na aparência foi ofuscada apenas pelos cachos desenvolvidos na cena final do filme, semelhantes à uma peruca mal feita estilo anos 80/90. Em contrapartida, contemplamos uma verdadeira coreografia de habilidades marciais, onde a personagem nocauteia com maestria vários capangas, deixando-nos impressionados e ansiosos para saber mais sobre sua participação no Universo Cinematográfico Marvel.
Imagem relacionada

Em 2012 somos presenteados pelo primeiro filme dos Vingadores. Aqui, passamos a conhecer um pouco mais da agente Romanoff, que ainda é reconhecida e apreciada pelos fãs apenas por seus atributos físicos, explorados através de seu “justo figurino injusto”, fiel às hqs. Mas a agente não foi inserida à equipe apenas para ser um objeto de desejo para os homens. Ela apresenta habilidades marciais e mentais, sendo capaz de manipular e confundir qualquer pessoa com seu preparo e inteligência. Assim, os Vingadores tem a sua representante feminina, a mente do grupo que sem o encabeçar, calcula cada ação que deve ser tomada e orienta seu time.

O ano de 2014, foi marcado pela estreia dos irmãos Russo no MCU com o primoroso filme: Capitão América, Soldado Invernal e novamente, a agente Romanoff é destacada, mas dessa vez como um membro de grande impacto e braço direito de Nick Fury. Dessa vez, Natasha é a agente de confiança, pronta para servir e fazer qualquer coisa ordenada pela S.H.I.E.L.D, mesmo gerando dúvidas em seu caráter. Diferentemente dos dois primeiros filmes, conhecemos uma nova camada mais despojada e descontraída da personagem. Sua sensualidade é mantida, mas abre-se espaço para uma feminilidade que arranca risos ao mexer com a abstinência sexual do herói mais nobre e fiel do Universo Marvel. Nesse longa, Natasha é a boa “parceira policial” do protagonista, que coloca seu cargo em risco para ajudar o companheiro, e se redimir com o mesmo após “magoá-lo”. Seu corpo já não é o centro das atenções, mas sua beleza é ressaltada em cada ação executada. Suas cenas de quebra pau são bem desenvolvidas, com direito a perseguição de moto numa avenida super movimentada e um arriscado mano a mano com o Soldado Invernal.
Imagem relacionada

Passamos para Vingadores, a Era de Ultron no ano de 2015 e entendemos que a roupa da personagem já não marca tanto quanto a sua presença. Dessa vez, a construção da personagem está além de apenas um corpo, uma mente ou um membro. Percebemos agora seu lado sensível e apaixonado pela figura do brutamontes da equipe: o Hulk. Natasha se mostra disposta a ajudá-lo no seu auto controle sendo a primeira a tocá-lo (por dentro e por fora). Através de seu afeto, desperta no cientista a coragem do monstro e aguça no monstro, a sensibilidade do cientista. Mas a desconstrução da personagem não para por aí, além de enamorada, nossa heroína é também a “amiga de longa data” e a “tia legal” , características demonstradas através da sua relação de amizade com o Gavião Arqueiro e toda a sua família. Descobrimos então o Coração da equipe dos Vingadores: uma Viúva Negra, carismática com seu lado afetivo exposto, tornando-se uma figura ainda mais próxima do público.
Imagem relacionada

Em 2016 chega o filme tão esperado pelos fãs: Capitão América, Guerra Civil. Nesse novo longa, nossa heroína já está consolidada e cada vez mais afiada em suas cenas de ação. Já de início, presenciamos sua dança marcial para recuperar um explosivo e nos deparamos com um show de agilidade e maestria nos movimentos. O filme, carregado de heróis divididos por escolhas distintas, traz agora uma Viúva Negra complacente e apaziguadora. Dessa vez, ela atua como uma verdadeira diplomata, disposta a acabar com a guerra gerada em sua equipe para prosseguir seu trabalho de heroína. Suas habilidades de manipulação mental não são tão exploradas, pois a mesma age com sabedoria e cordialidade. Nem team cap, nem team stark; a nossa Viúva Negra joga em seu próprio time!
Imagem relacionada

O ano é 2018 e chegamos à Vingadores Guerra Infinita, ponto ápice dos heróis do Universo Marvel. Após dez anos de construção, Romanoff brilha ainda mais na equipe. Agora sem seu figurino padrão sexy, desestabilizando o perfil de heroína sexista tão explorado no mercado do cinema e quadrinhos ao longo dos anos. Chega de focar nas curvas e nos cabelos, o foco atual é a personagem e suas habilidades de guerreira. Refugiada, ela retorna com grande estilo, ao lado do Capitão América e cheia de energia para resgatar Visão e a Feiticeira Escarlate dos filhos de Thanos. Viúva Negra é agora um soldado essencial ao exército do bem, tão forte e hábil quanto qualquer outro herói, somando ao grupo e atuando em igualdade, estando disposta a perder a vida para salvar a humanidade. Destoando de suas outras participações como a parceira dos grandes heróis do sexo masculino, pela primeira vez contemplamos nossa soldado em parceria com outras mulheres. Imponente, poderosa e corajosa; uma referência para as demais! A partir dessa união, entendemos o quanto pode ser mais atuante o papel feminino no time dos Vingadores e no mundo dos Heróis. Um “lacre” despretensioso? Uma militância velada? Particularmente, entendo como um marco necessário para o público consumidor de filmes de heróis. Em meio à derrota, sua vida é preservada no final do filme, sugerindo aos fãs que ainda haveria mais camadas da personagem poderiam ser descobertas.

Finalmente chegamos ao último filme dessa fase MCU: Vingadores Ultimato. Os fãs estão em polvorosa com o surgimento da Capitã Marvel e repletos de expectativas em relação ao que essa heroína pode trazer ao universo. Natasha parece ofuscada em meio à tantas especulações sobre a “novata”. Contudo, no decorrer da trama percebemos a delicadeza do estúdio em valorizar os heróis clássicos, mantendo os novatos como pano de fundo. Logo, encontramos nossa heroína contida, segurando a preocupação com o que acabara de acontecer ao universo através do estalar de dedos do maior vilão da Marvel. Sua preocupação ainda atrelada à esperança de refazer a história e junto aos parceiros sobreviventes, buscar vingança. A vitória sobre o vilão é rapidamente executada, mas o holocausto permanece. Mais uma derrota para os heróis. Os anos passam e Natasha sobrevive seus dias tentando manter um legado que a S.H.I.E.L.D construiu ao longo dos tempos. Devido à sua experiência, passa a liderar a vigilância mundial, utilizando toda sua sabedoria e articulação em estratégias. Não é difícil notar em seu olhar a angústia da derrota e o sufoco em viver em um mundo praticamente deserto. Falta-lhe algo. Dessa vez, a Viúva Negra faz jus ao seu nome de guerra, colocando-se em luto, tornando-se literalmente a viúva dos seres que viraram pó. A forte e destemida heroína está frágil, mas tenta se manter erguida trabalhando incansavelmente. Quando surge a oportunidade de uma reviravolta através da viagem no tempo, percebemos o ressurgimento da soldado retratada nos filmes anteriores. Dessa vez mais contida e mais madura, porém disposta a sacrificar sua vida para mudar o destino do Universo. Ao descobrir que o sacrifício de alguém que ama seria a solução, mostrou seu verdadeiro papel na equipe e se jogou sem pensar no penhasco, mesmo quase sendo impedida pelo amigo Gavião Arqueiro, provou que era necessário entregar a sua vida. Morreu em busca da cura de sua própria alma, demonstrando que ela era a verdadeira “Alma dos Vingadores”, mantendo sua energia presente na memória e no coração de cada membro. Seu sacrifício só ressaltou sua importância como uma heroína genuína, fazendo de seus parceiros eternos viúvos da Viúva Negra.
Resultado de imagem para viuva negra gif

Edy

Edy "Aquele que caiu de paraquedas por causa da curiosidade que matou o gato..." Enfim, sou geek, sou professor, sou leitor de quadrinhos (Aracno-fã e apaixonado pela Turma da Mônica) sou um consumidor de séries e filmes dos mais convencionais aos mais peculiares ... Não. Eu não sou a Universal!