Titan a maior lua de Saturno

A maior lua de Saturno, Titan, é um mundo extraordinário e excepcional. Entre as mais de 150 luas conhecidas do nosso sistema solar, Titan é a única com uma atmosfera substancial. E de todos os lugares no sistema solar, Titan é o único lugar além da Terra conhecido por ter líquidos na forma de rios, lagos e mares em sua superfície.

Medição de comprimento de luz feita pela sonda Cassini

Titan é maior que o planeta Mercúrio e é a segunda maior lua do nosso sistema solar. A lua de Júpiter, Ganimedes, é apenas um pouco maior (cerca de 2%). A atmosfera de Titan é feita principalmente de nitrogênio, como a da Terra, mas com uma pressão superficial 50% maior. Titan possui nuvens, chuva, rios, lagos e mares de hidrocarbonetos líquidos como metano e etano. Os maiores mares têm centenas de metros de profundidade e centenas de quilômetros de largura. Sob a grossa crosta de água do Titan, o gelo é mais líquido – um oceano principalmente de água, em vez de metano. A água do subsolo de Titan poderia ser um lugar para abrigar vida como a conhecemos, enquanto seus lagos superficiais e mares de hidrocarbonetos líquidos poderiam abrigar vida que usa química diferente da que estamos acostumados – isto é, a vida como ainda não conhecemos. Porém, Titan também poderia ser um mundo sem vida.

Vídeo da NASA/JPL mostrando os lagos de Titan

 

Por mais exótico que Titan possa parecer, de certa forma, é um dos mundos mais hospitaleiros do sistema solar. A atmosfera de nitrogênio de Titan é tão densa que um humano não precisaria de um traje de pressão para andar na superfície. Ele precisaria, no entanto, de uma máscara de oxigênio e proteção contra o frio – as temperaturas na superfície de Titan estão em torno de 290 graus Fahrenheit (- 179 graus Celsius).

Imagens da sonda Huygens da Agência Espacial Europeia (ESA) mostrando todos os pontos cardeais da superfície de Titan

A densa atmosfera de Titan, bem como a gravidade equivalente à Lua da Terra, significa que uma gota de chuva caindo no céu de Titan cairia mais lentamente do que na Terra. Enquanto a chuva na Terra cai a cerca de 20 milhas por hora (9,2 metros por segundo), os cientistas calcularam que a chuva em Titan cai a cerca de 3,5 milhas por hora (1,6 metros por segundo), ou cerca de seis vezes mais lento que a chuva da Terra. As gotas de chuva de Titan também podem ser bem grandes. O diâmetro máximo dos pingos de chuva na Terra é de cerca de 6,5 milímetros, enquanto os pingos de chuva no Titan podem atingir diâmetros de 9,5 milímetros.

Curiosidades sobre Titan

1. A maior lua de Saturno, Titan, é a segunda maior lua do sistema solar. É maior que o planeta Mercúrio.

Comparação de Titan e a Terra

2. Titan orbita Saturno, que orbita o Sol a uma distância de aproximadamente 886 milhões de milhas (1,4 bilhão de quilômetros), cerca de 10 vezes mais distante do Sol do que a órbita da Terra.

3. O mesmo lado de Titan sempre de frente para Saturno, então Titan leva 16 dias para orbitar Saturno e fazer uma translação.

4. Titan é uma lua gelada com uma superfície de gelo de água dura como rocha, mas Titan também tem um oceano de água líquida abaixo de sua superfície.

5. Titan é a única lua no sistema solar conhecida por ter uma atmosfera substancial, que é principalmente nitrogênio como a da Terra.

Atmosfera de Titan

6. Três espaçonaves – Pioneer 11 e Voyagers 1 e 2 – estudaram Titan enquanto voavam por Saturno. Mas a sonda Cassini voou perto de Titan 127 vezes enquanto estava em órbita de Saturno por 13 anos.

7. O oceano subterrâneo de Titan pode ser um lugar onde a vida como a conhecemos poderia existir.

8. O ar de Titan é denso o suficiente para que você possa andar por aí sem um traje espacial. Mas você precisaria de uma máscara de oxigênio e proteção contra o frio intenso.

Referência: https://solarsystem.nasa.gov/moons/saturn-moons/titan/overview/

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.