WWII – Diretiva de Guerra Nº 1

Durante toda a guerra, Hitler criou diretivas de guerra a fim de coordenar todos os passos que deveriam ser seguidos pelo Alto Comando do Exército e seu Estado Maior. Trarei aqui, todas as diretivas seguidas da data de lançamento e da mensagem lançada.

 

Comando supremo da Wehrmacht

Berlim, agosto de 1939

Diretiva de guerra Nº 1

1. As possibilidades pacíficas para solucionar os problemas surgidos na fronteira do Oeste, onde a situação da Alemanha é intolerável, fracassaram. Portanto, decide solucionar pela força.

2. O ataque a Polônia se realizará de acordo com os planos já fixados. Levarão em conta as alterações que resultem, no que se respeita o exército do estado atual de preparação do mesmo. A indicação das tarefas e a ordem das mesmas são as previstas. Data do ataque: 1ºde setembro de 1939, hora 4:45 da madrugada.

As indicações correspondem a operação em Gydnia, baía de Dantzig e ponte Dirschau.

3. No Oeste é importante que a responsabilidade pelo começo das hostilidades recaia sobre a Inglaterra e a França. A neutralidade da Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça deve ser escrupulosamente respeitada.

Por terra: A fronteira do Oeste não deve ser cruzada sem minha expressa permissão.

No mar: Igual ordem.

4. Se Inglaterra e França iniciarem as hostilidades contra a Alemanha, a tarefa da Wehrmacht no Oeste consiste em conservar as forças até a conclusão vitoriosa da campanha da Polônia dentro desses limites, as forças inimigas e os seus recursos militares e econômicos devem ser golpeados até onde seja possível. A ordem de ataque será dada por mim pessoalmente, em qualquer caso. O exército deverá estar pronto para defender a muralha do Oeste e prevenir qualquer manobra de flanco por qualquer parte das potências do Oeste, caso viole o território da Bélgica e da Holanda.

Ao levar a guerra a Inglaterra, a direção dos ataques da Luftwaffe se concentrará na interrupção do transporte de tropas para França. Os ataques contra Londres serão decididos por mim pessoalmente.

Adolf Hitler

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.