TESS Science (Transiting Exoplanet Survey Satellite)

A missão TESS

Usando uma ampla variedade de métodos, os astrônomos descobriram mais de 3.000 exoplanetas até hoje (e contando) em grande parte com levantamentos de velocidade radial e a busca por trânsitos com a missão Kepler. Com base nessas descobertas, nossa compreensão de como os sistemas planetários se formam e evoluem mudou radicalmente. Os astrônomos encontraram muitos planetas semelhantes a Júpiter, planetas enormes orbitando muito próximos de suas estrelas, com períodos orbitais de poucos dias, também encontraram “Super Terras”, planetas com diâmetros algumas vezes superiores aos da Terra. Modelos de formação planetária, baseados em estudos do nosso próprio Sistema Solar, não previram que qualquer um desses tipos de objetos existiria. Astrônomos também encontraram planetas em sistemas estelares binários, planetas em órbitas altamente excêntricas e planetas em volta de estrelas mortas.

SuperEarths

Muitos dos exoplanetas conhecidos foram descobertos através de observações de trânsito feitas pela Sonda Kepler. O Kepler tem sido um enorme sucesso e, com base no grande número de descobertas feitas, os astrônomos conseguiram realizar o primeiro “censo” real de planetas extra-solares. Por causa do Kepler, sabemos agora que cerca de 1/6 de todas as estrelas têm planetas do tamanho da Terra ao seu redor, e que cerca de 1/5 das estrelas semelhantes ao Sol têm planetas em sua zona habitável.

Zona habitável: Distancia entre o planeta e a estrela que poderia existir água líquida na superfície do planeta).

Zona habitável no Sistema Solar.

No entanto, Kepler usou uma pesquisa chamada de “pencil-beam”, olhando profundamente sobre um único trecho do céu. Embora esse tipo de pesquisa tenha sido ideal para realizar o censo que foi tão bem sucedido, o foco científico da TESS é encontrar planetas ao redor de estrelas brilhantes e próximas – os planetas que são adequados para observações e caracterização de acompanhamento com instalações e missões baseadas no HST (Hubble Space Telescope) e JWST (James Webb Space Telescope ).

Ao longo de sua missão de dois anos, a TESS irá: Monitorar 200.000 estrelas, concentrar-se na busca por planetas semelhantes com a Terra, cobrir uma área total do céu em 400 vezes maior que a missão Kepler, observe estrelas com tipos espectrais variando de F5 a M5.

Área de pesquisa da TESS (em vermelho) para exoplanetas em comparação com a área de pesquisa do Kepler. A TESS irá direcionar especificamente uma busca em todo o céu por exoplanetas ao redor de estrelas brilhantes e próximas.

Através das observações da TESS descritas acima, os astrônomos preveem a descoberta de mais de 1.600 novos exoplanetas, incluindo ~ 70 que são aproximadamente do mesmo tamanho que a Terra. Além disso, a TESS vai adquirir imagens de quadro inteiro de todo o campo de visão de 24×96 graus a cada 30 minutos. A partir desses dados, espera-se que mais de 20.000 exoplanetas adicionais sejam descobertos, a maioria dos quais devem ser parecidos com Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

 

Transiting Exoplanet Survey Satellite – TESS

 

Podemos ver os painéis solares que vão alimentar as baterias e gerar energia elétrica para os equipamentos do satélite

A partir dos dados de trânsito, os cientistas poderão determinar o tamanho dos planetas e os parâmetros orbitais. Observações de seguimento terrestres desses objetos, possíveis devido ao brilho das estrelas hospedeiras, permitirão a determinação das massas planetárias. Combinando os dois, raio e massa, permitirá aos astrônomos determinar a densidade dos planetas e, portanto, sua composição em massa (eles são gigantes gasosos? Mundos de água? Grandes rochas, como a Terra?). Além disso, observações de trânsito podem ser usadas para estudar a dinâmica de sistemas planetários, tais como interações planeta-planeta e inclinações mútuas. Observações complementares adicionais, em grande parte do espaço com HST e JWST, permitirão a medição direta da composição atmosférica e da estrutura de alguns planetas. Isso abrirá as portas para uma série de novas descobertas sobre exoplanetas e, talvez, sobre os processos por trás da formação e evolução dos sistemas planetários.

 

Complemento este artigo traduzido do site da NASA com um vídeo feito pelo Sérgio Sacani do Space Today.

Fonte: https://tess.gsfc.nasa.gov/science.html

Gosta de colorir? Livro para colorir da missão TESS

Imprima o poster da missão e faça um quadro para seu quarto: Poster da missão TESS

 

Gostou dessa postagem? Envie um feedback para o Coluna Geek. Grande abraço e até a próxima.

contato@colunageek.com.br

www.facebook.com/ColunaGeek

twitter.com/ColunaGeek

www.instagram.com/colunageek

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.