A Capela Sistina de Michelangelo

Pintada por uma só pessoa num período de apenas 4 anos, o teto da capela sistina conta com mais de 500 m² de pinturas no estilo afresco. São mais de 300 figuras em uma superfície curva. Michelangelo levou o título de II Divino (O divino). Seu projeto divide o teto em cenas que narram a história da criação no livro de Gênesis.

Michelangelo sempre achou ser um melhor escultor do que pintor, demorou para aceitar a proposta feita pelo papa Júlio II. Após muita insistência, Michelangelo aceita o trabalho.

Iniciada em 1508, foram quatro (4) anos de trabalho continuo para que fosse concluída em outubro de 1512.

Por volta de 1535, Michelangelo foi convidado novamente para pintar O juízo final na parede do altar da capela. Em mais uma obra monumental, Michelangelo se mostrou um gênio. Por muitos anos, membros da igreja católica se opuseram contra a pintura, pelo fato da mesma mostrar muitas cenas de nudez, tanto é que logo após a sua morte, foi ordenado a outros artistas, para que fosse acrescentado panos onde houvesse nudez.

Mas não pense que apenas Michelangelo pintou a Capela Sistina. Muitos outros mestres do renascimento italiano passaram por lá.

Botticelli, Rosselli, Signoreli, Rafael, Ghirlandaio, Perugino, Fra Diamante entre outros.

Com certeza Michelangelo foi um dos maiores artistas de todos os tempos, porque alem de pintor, foi escultor, arquiteto e poeta. Nenhum outro igualou sua maestria em determinadas artes.

 

Gostou dessa postagem? Envie um feedback para o Coluna Geek. Grande abraço e até a próxima.

contato@colunageek.com.br

www.facebook.com/ColunaGeek

twitter.com/ColunaGeek

www.instagram.com/colunageek

 

Biro

Um autodidata apaixonado por Leonardo da Vinci, Boeing 737, Segunda guerra mundial, Carl Sagan e principalmente pela vida.