Clubes da Luta já chegaram a existir

A primeira regra do Clube da Luta é não falar do Clube da Luta. Só que foram falar justamente para Chuck Palanniuk.

Após o lançamento do título, Chuck ficou surpreso em vender rapidamente os direitos para a Fox, já que o livro não fez tanto sucesso no primeiro ano. O filme por sua vez não fez tanto sucesso também, gastou 63 milhões e lucrou 101 milhões (EUA).

Mas o nome se espalhou e os DVD’s também. Pelo mundo o nome do escritor foi dilacerado por Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonhan Carter e David Fincher, e em qualquer lugar do mundo que ele ia se ouvia falar em um Clube da Luta… e o Projeto Mayhem (Desordem e Destruição). Lugares como Austin, Lisboa e Madrid o escritor encontrou o “secreto” clube ativo e foi ainda condecorado por um deles a ser o próprio Durden.

Ao tentar explicar, os membros apenas riam com o sentido de ser uma piada. Chuck publicou a segunda edição de seu livro em 2002 com um adendo no final, explicando da onde ele tirara a inspiração de cada personagem, como ele criou toda essa fantasia e como foi sua reação sobre o filme. Nessas últimas páginas ele cita rapidamente sobre os Clubes da Luta reais e diz que não está envolvido em nenhum deles e que não foi sua intenção criar um movimento fora de sua ficção.

A quem diga que tanto o Clube da Luta quanto o Projeto Mayhem ainda existem, e se por acaso esse post chamar a atenção de alguém… O prédio do servidor do meu cartão de crédito ainda está de pé, #FicaaDica.

Rafael Peregrino

Musica, filmes e livros me definem. Um violão, um café, um papel e uma caneta me descrevem. Mas quem eu amo pode sempre dizer mais de mim Do que eu mesmo

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.